Iron Maiden: Adrian Smith sofreu de depressão no auge da banda, nos anos 80
Por Igor Miranda
Postado em 09 de outubro de 2020
O guitarrista Adrian Smith revelou ter sofrido de depressão durante a década de 1980, quando sua banda, o Iron Maiden, vivia o auge do sucesso. Smith destacou que a rápida ascensão do grupo trouxe, ao mesmo tempo, muitas pressões e situações que consumiam sua saúde mental.
"Não quero parecer tipo 'pobre de mim', mas a depressão foi uma característica dos anos 80 para mim. O último show que fiz antes de entrar para o Iron Maiden foi em um pub, em Londres. Lembro de entrar no ônibus com meu pedal wah-wah em uma sacola Tesco. Então, o próximo show foi enorme com o Iron Maiden. Grande salto", afirmou, inicialmente.
Smith comentou que conseguiu "com muita bravura" passar pela primeira turnê com o Iron Maiden. "Então, a depressão começou a me atingir um pouco. As pessoas pagam uma grana para nos ver e há muitos músicos excelentes por aí, o que significa que tudo é muito competitivo. Isso me dominou algumas vezes e quando chegamos à América, as coisas realmente começaram a mudar com as drogas e a bebida, que eram usadas como muleta", declarou.
Apesar disso, o guitarrista pontuou: "É preciso lidar com essas coisas. E saber disso agora significa que não tenho os mesmos problemas. É tudo parte do processo de crescimento".
A pesca, outra paixão de Adrian Smith, foi importante para trazer calma e senso de perspectiva em meio ao estresse da vida em turnês. "É bom para a cabeça. O casulo avião-van-hotel é exagerado às vezes, então, é ótimo poder sair pelo país e liberar a mente, ter espaço", disse.
Bruce Dickinson e a saúde mental
O site da Metal Hammer também resgatou uma entrevista anterior em que o vocalista Bruce Dickinson falou sobre a saúde mental dele em meio ao auge do Iron Maiden. O cantor destacou que lembra de estar "detonado, rastejando em um corredor de hotel em Tóquio, procurando pãezinhos para matar a fome" quando refletiu o estado em que estava. "Achei melhor resolver o problema, pois eu via que turnês de 10 meses pelo mundo todo seriam parte da minha vida no futuro", afirmou.
Dickinson refletiu que todos no Maiden eram jovens e haviam sido "lançados em uma tempestade de m*rda de sucesso". Cada um lidou de formas diferentes, segundo ele. "Até certo ponto, você faz um acordo faustiano quando está em uma banda de sucesso. Há um preço que é cobrado de você e há muito pouco que você possa fazer sobre isso, exceto torcer para que você encontre a saída correta", disse o vocalista.
Fonte: Loudersound
https://www.loudersound.com/news/depression-hit-adrian-smith-hard-as-iron-maiden-conquered-the-world-guitarist-admits
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps