Casa das Máquinas: Tecladista agradece por 2020 e anuncia lançamento de novo single
Por Mauro Cestarolli
Postado em 08 de dezembro de 2020
MARIO TESTONI JUNIOR, o tecladista e único remanescente da formação original da CASA DAS MÁQUINAS, um dos grupos que desbravaram o rock brasileiro nos anos 1970 juntamente com MADE IN BRAZIL, TERRENO BALDIO, O SOM NOSSO DE CADA DIA, TUTTI FRUTTI e O TERÇO, agradeceu a todos aqueles que participaram, direta ou indiretamente para tornar realidade o primeiro álbum de inéditas depois de 44 anos e anunciou a liberação do quarto single inédito.
A banda formada em 1973 lançou três álbuns marcantes para a história do rock nacional e que tem abordagens sonoras distintas. No primeiro, "Casa das Máquinas" (1974), a banda alterna entre canções mais pesadas, outras com influência da MPB e momentos mais calmos. Já em "Lar de Maravilhas" (1975) a influência do rock progressivo, movimento musical que estava em seu auge na época pode ser claramente percebida, além do distanciamento da MPB em prol de um rock mais direto, tendência que se consolidou em "Casa de Rock" (1976), que trouxe um cativante hard rock, repleto de riffs de guitarra e refrões grudentos.
Ouça uma breve seleção de músicas dos álbuns de 1974 a 1976:
Após o derradeiro álbum de 1976, a banda foi desativada em 1978, remontada brevemente em 2003 e reagrupada de forma duradoura a partir de 2007 quando passou a se apresentar em shows. A formação sofreu várias modificações desde então, sendo que a atual conta com Mario Testoni Junior (voz e teclados), Lucas Tagliari (bateria), Cadu Moreira (voz, guitarra e violão), Geraldo Vieira (voz e baixo) e Ivan Gonçalves (voz).
Falando em março a "Folha de São Paulo" sobre o novo álbum, Testoni ressaltou: "A preocupação nessa volta aos estúdios era a de não perder a identidade. Nosso som era psicodélico, lisérgico, falávamos de amor e natureza. Ainda temos isso. Não temos canções de nove minutos, mas vou confessar que algumas têm uns seis." e ele prossegue dizendo que "A única coisa que não conseguimos fazer bem foi a dobra da voz (referindo-se à técnica de vocais cantados duas ou três vezes a cada trecho pelo mesmo vocalista e depois reunidos na mixagem como se fosse um coro); pois não ficou agradável para os dias atuais."
CASA DAS MÁQUINAS (Live, Rádio Kiss FM 92.5 SP, Novembro 2020)
Os três singles lançados anteriormente "A Rua" (março), "Brilho nos Olhos" (junho) e "Tão Down", já apontavam a escolha da banda em manter sua identidade musical, onde percebe-se uma forte presença dos teclados de Testoni alternando-se às vezes ao swing rock and roll.
"Horizonte" é o quarto e último single apresentado antes da edição do álbum "Brilho nos olhos", e traz influências do som progressivo de bandas inglesas como PINK FLOYD e YES. A faixa já havia sido gravada há alguns anos pelo autor JOHNNY MAGRÃO, que além de músico compositor e cantor, também é proprietário da veterana loja "Aqualung Records" localizada na "Galeria do Rock" em São Paulo. Magrão tem participação especial na faixa, onde declama um trecho da letra.
Ouça os quatro singles lançados pela banda em 2020:
Testoni revelou que o novo álbum trará além das 10 faixas inéditas, a regravação de dois grandes hits do grupo nos anos 1970 que são "Vou Morar no Ar" e "Casa de Rock", duas músicas favoritas dos fãs que sempre são requisitadas nos shows. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2021 em CD, LP, Cassete, Songbook e nas plataformas digitais.
FONTE: Facebook
https://www.facebook.com/mario.testonijunior/posts/10224483437776885
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
As bandas que não têm nenhuma música ruim, segundo o crítico musical Regis Tadeu
O hit do Engenheiros do Hawaii que não tem bateria por teimosia de Humberto Gessinger
A separação dos Beatles segundo a visão de Ringo Starr






