Doomsday Ceremony: João Guimarães lança single "Inferno a Brasileira"
Por Clovis Roman
Postado em 21 de janeiro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O guitarrista curitibano João Guitarraes (aka João Guimarães) tem vasto currículo no cenário musical curitibano, como guitarrista de bandas de metal e também professor de música. Formado em música pela FAP, atua como professor (guitarra e violão) desde 2003. Nos palcos, passou por diversas bandas tributo, entre elas o Rejection (Pantera Tribute). Entre os grupos autorais, destaca-se sua participação atual no lendário grupo de heavy/black metal Doomsday Ceremony. Agora ele inicia sua carreira solo, com o lançamento do single "Inferno à Brasileira".
O conceito
Inferno a brasileira surgiu de uma vontade de expressar a triste realidade brasileira. A música foi totalmente composta, gravada e finalizada durante a pandemia, e o momento de reclusão permitiu ao artista refletir sobre o momento e as mazelas da sociedade, as desigualdades sociais e demais injustiças.
"A situação é muito pior para quem já estava em situação de rua. A ideia da música e essa mostrar que, por mais que pareça que estamos na pior, estamos bem melhores que muitos irmãos nossos. Eles sim sentem o ‘Inferno a Brasileira’ de verdade", comenta o artista.
A canção se desenvolve em um tema instrumental que une vozes de pessoas em situação de rua, relacionando a música com o tema central do título. João conheceu as personagens nas ruas de Curitiba: "Em frente a uma agencia bancaria conheci as duas – Graziele e a mãe -, elas estavam pedindo doações e vendendo panos de prato. Me disseram que tempos atrás já tinham morado na rua e passado necessidades. Gravei uma conversa com elas no meu celular, usei um trecho na música".
"A ideia central é mostrar a desigualdade escancarada que temos e também tentar ajudar quem precisa, com o heavy metal como trilha", conclui o guitarrista.
Ouça no Spotify:
https://open.spotify.com/artist/5JMIswVdJGLuBMuKfNawYu
Fica técnica:
Gravada no estúdio Funds House
Mixada e masterizada por Aly Fioren
Distribuído por Cd Baby
Participações
Vozes: Graziele (09 anos) e a mãe, Dona Lair.
Bateria: Ruy Feuer
Baixo: Roberto Bunese
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica
Dez tentativas brasileiras de assassinar o gênero rock
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir
Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas


