Só Me Resta o Rock'n'Roll: Como surgiu o sinal do rock e do metal (vídeo)
Por Rodrigo Clark
Postado em 23 de março de 2021
Como surgiu esse gesto que simboliza demais o Rock e o Metal? É provável que muita gente responda que foi o cantor Ronnie James Dio que inventou esse gesto. Dio teve uma forte participação na disseminação desse sinal no meio do Rock e do Metal, mas o sinal já existia em diversas culturas antigas, como uma forma de afastar o mau olhado. Dependendo da forma que fosse feito, o gesto também poderia significar o contrário: uma forma de jogar mau olhado nas pessoas.
Horns (Chifrinhos) - Mais Matérias
Esse sinal, cujo nome é "maloik" (ou malocchio, em italiano), não foi inventado pelo Dio. Na verdade, o maloik fazia parte de sua infância. O cantor, de ascendência italiana, via sua avó fazer o gesto, no intuito de afastar mau olhado. Quando Dio ingressou no Black Sabbath, encontrou no maloik uma forma de se diferenciar do vocalista anterior da banda, Ozzy Osbourne, que fazia um sinal de paz. Com isso, Dio deixou um gigantesco legado para os fãs de Rock e Metal.
Dio, na verdade, não se chamava Dio. Como dito, o cantor norte-americano vinha de família italiana. Seu nome de batismo era Ronald James Padavona. "Dio" foi um nome adotado a partir de um mafioso ítalo-americano chamado Giovanni Ignazio Dioguardi, mais conhecido como Johnny Dio.
Há quem diga que, apesar de ser o grande difusor, Dio não foi o primeiro a fazer o maloik em apresentações. Jinx Dawson, vocalista da banda norte-americana Coven, que lançou seu primeiro álbum em 1969, teria sido a primeira a fazer o gesto no palco. As músicas e todo apelo visual do Coven girava em torno de temas ocultistas/satanistas. Uma das músicas do primeiro álbum coincidentemente se chamava "Black Sabbath". Mas as coincidências não param por aí. Mais curioso e intrigante ainda é o nome do baixista do Coven: Oz Osbourne.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps