Válvera: lançado novo videoclipe da faixa "The Damn Colony"
Por Johnny Z.
Fonte: JZ Press
Postado em 30 de abril de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os Heavy/Thrashers, apropriadamente chamados Neo-Thrashers, paulistanos do VÁLVERA lançaram seu fantástico e sinistro novo videoclipe para a faixa "The Damn Colony" no canal oficial da banda no Youtube.
"The Damn Colony", faixa presente no aclamado e elogiado trabalho da banda, "Cycle Of Disaster", que teve seu vídeo pré-lançado dois dias antes em parceria com a Metal Hammer Portugal, é uma faixa baseada na horrenda história do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. Fundado em 1903 e com capacidade para 200 leitos, o hospital contava com uma média de 5.000 mil pacientes em 1961 e ficou conhecido pelo genocídio em massa ocorrido especialmente entre as décadas de 60 e 80. Trens com vagões lotados (chamados de "trens de doido"), semelhantes aos dos campos de concentração alemães, despejavam diariamente os "dejetos humanos" para "tratamento" no hospital.

"É um assunto realmente horrendo, sinistro e até inacreditável de se acreditar. Nesse hospital, as roupas das pessoas eram arrancadas, seus cabelos raspados e seus nomes apagados. Nus no corpo e na identidade, a humanidade sequestrada, homens, mulheres e até mesmo crianças comiam ratos e fezes, bebiam esgoto ou urina, dormiam sobre capim, eram espancados e violentados até a morte", comentou Gabriel Prado.

Estima-se que cerca de 70% dos internados não tinham qualquer diagnóstico de doença mental. O hospital era destinado para a contenção dos indesejáveis, com função de higienização e sanitarismo da localidade, ou seja, "pessoas não agradáveis e incômodas" para alguém com mais poder, como opositores políticos, prostitutas, homossexuais, mendigos, pessoas sem documentos, epiléticos, alcoolistas, meninas grávidas e violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, entre outros grupos marginalizados na sociedade.
"Os pacientes do Colônia morriam de frio, de fome, de doença. Morriam também de choque. Em alguns dias os eletrochoques eram tantos e tão fortes que a sobrecarga derrubava a rede do município. Nos períodos de maior lotação, 16 pessoas morriam a cada dia e ao morrer, davam lucro. Entre 1969 e 1980, mais de 1.800 corpos de pacientes do manicômio foram vendidos para 17 faculdades de medicina do país, sem que ninguém questionasse. Quando houve excesso de cadáveres e o mercado encolheu, os corpos passaram a ser decompostos em ácido, no pátio da Colônia, na frente dos pacientes ainda vivos, para que as ossadas pudessem ser comercializadas", comentou Rodrigo Torres.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O psiquiatra italiano Franco Basaglia, pioneiro na luta antimanicomial na Itália, esteve no Brasil e conheceu o Colônia em 1979. Na ocasião, chamou uma coletiva de imprensa e desabafou: "Estive hoje num campo de concentração nazista. Em lugar nenhum do mundo, presenciei uma tragédia como essa."
"Os números exorbitantes e silenciados (por mais de 50 anos) das execuções sumárias, frias e violentas que ocorreram no hospital Colônia de Barbacena superam, e muito, as mortes registradas e ocultadas na ditadura militar brasileira (dentre índios, camponeses, perseguidos políticos etc.). Superam inclusive os números das mais sangrentas ditaduras da América Latina, Chile com mais de 40 mil e Argentina com mais de 30 mil mortos", comentou Glauber Barreto.

"Como artistas que somos, temos a obrigação de falar, de ser a voz do povo, de trazer perguntas e respostas para que as coisas assim nunca mais aconteçam", finalizou Leandro Peixoto.
Mais Informações:
"Cycle Of Disaster", terceiro álbum de estúdio dos paulistanos do Válvera, foi lançado em agosto de 2020 via Brutal Records (EUA e Canadá), Plastic Head (Europa) e Voice Music (Brasil), e vem recebendo excelentes críticas pelos fãs e imprensa especializada brasileira e mundial, inclusive sendo listado como um dos melhores lançamentos de 2020 em muitos sites, revistas e veículos respeitados dentro e fora do país.
Gravado no Dual Noise Studio, em São Paulo/SP, produzido pela banda em conjunto com o Rogério Wecko (masterização, mixagem e engenharia de som) e com arte de capa pelo experiente Marcelo Vasco (Slayer, Machine Head, Metal Allegiance, Kreator), esse trabalho vem recebendo excelentes críticas não só no Brasil, como também no exterior, e está sendo considerado por muitos como um dos grandes lançamentos do ano. "Cycle Of Disaster" já se encontra à venda em CD físico nas melhores lojas especializadas e também disponível nas tradicionais plataformas mundiais de streaming.

Formação:
Glauber Barreto – Vocal/Guitarra
Rodrigo Torres – Guitarra
Gabriel Prado – Baixo
Leandro Peixoto – Bateria
Site:
www.valvera.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Morre o guitarrista Luiz Carlini, autor do solo de "Ovelha Negra" da Rita Lee
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
A melhor música para apresentar o Slipknot a alguém que não conhece a banda, segundo Corey
O lendário guitarrista que deixou Rod Stewart cheio de medo de dividir o palco
O álbum de Ozzy que ele odeia: "produtor não foi bom, tudo soa igual e sem imaginação"
Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla
O hit dos Engenheiros do Hawaii que faz uma dura crítica à panelinha do rock nacional
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?

