Matérias Mais Lidas

Guns N' Roses: falta de planejamento fez Gilby ter que aprender a tocar tudo rapidinhoGuns N' Roses
Falta de planejamento fez Gilby ter que aprender a tocar tudo rapidinho

Skid Row: ex- vocalista está hospitalizado há um mês por insuficiência hepáticaSkid Row
Ex- vocalista está hospitalizado há um mês por insuficiência hepática

Whitesnake: David Coverdale se manifesta sobre a morte de Tawny KitaenWhitesnake
David Coverdale se manifesta sobre a morte de Tawny Kitaen

Raimundos: Canisso reforça que Digão surtou pois chama até João Gordo de pela sacoRaimundos
Canisso reforça que Digão surtou pois "chama até João Gordo de pela saco"

Gene Simmons: o segredo de sua boa forma está no nomeGene Simmons
O segredo de sua boa forma está no nome

Motörhead: 10 músicas menos conhecidas que todos precisam ouvir, segundo a Kerrang!Motörhead
10 músicas menos conhecidas que todos precisam ouvir, segundo a Kerrang!

Anos 90: bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãsAnos 90
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs

Mauricio Weimar: o que eu penso sobre o Eloy Casagrande?Mauricio Weimar
"o que eu penso sobre o Eloy Casagrande?"

Van Halen: Alex celebra seu primeiro aniversário sem o irmão Eddie; VH para sempreVan Halen
Alex celebra seu primeiro aniversário sem o irmão Eddie; "VH para sempre"

Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil AnselmoSebastian Bach
Descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo

Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os Sultões do SwingDire Straits
Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"

Brian Johnson e Foo Fighters: vídeo profissional de Back In Black no Vax LiveBrian Johnson e Foo Fighters
Vídeo profissional de "Back In Black" no Vax Live

Raimundos: Digão chama Santa Cruz, João Gordo e outros de pela sacoRaimundos
Digão chama Santa Cruz, João Gordo e outros de "pela saco"

Rolling Stones: show histórico de Copacabana será lançado; confira capa e tracklistRolling Stones
Show histórico de Copacabana será lançado; confira capa e tracklist

Legião Urbana: Será uma vingança pessoal contra o pai?, pergunta Dado Villa-LobosLegião Urbana
"Será uma vingança pessoal contra o pai?", pergunta Dado Villa-Lobos


Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
MOPD

FireWing: Disco de estreia lança olhar sobre o prog metal com técnica e orquestrações

Por Damaris Hoffman
Fonte: Hoffman & Obrian
Em 23/04/21

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

A banda FireWing, radicada nos EUA, conta com músicos brasileiros e norte-americanos formados na conceituada Berklee College of Music, uma das mais importantes instituições de música do mundo. A proposta do grupo é trazer novos ares para o symphonic metal, ao unir a técnica do heavy metal com orquestrações melódicas. O primeiro disco, Resurrection, sai em 23 de abril pela renomada gravadora Massacre Records.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum conceitual é uma apresentação do enredo e do universo fantasioso da FireWing, baseado na dualidade do eterno conflito entre luz e escuridão. Este conceito é trazido ao trabalho na representação de dois seres mitológicos:

· Ember: a fênix da esperança, que procura restaurar a paz e trazer esperança para as almas atormentadas

· Vishap: o wyvern das trevas, que quer absorver toda a existência para reformular a mesma ao seu modo.

Ambos se enfrentam em um mundo tomado por caos e desespero, onde os habitantes travam uma constante batalha contra suas próprias sombras. A existência em si está comprometida e isso será decidido em uma grande batalha, onde luz e sombras irão se chocar de uma forma nunca vista antes. A trama envolve o ouvinte aliando conceito lírico e uma nova proposta musical para a cena do symphonic prog-power.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco conta com 14 faixas e participações especiais de músicos importantes como Bill Hudson, Luis Kalil, Haydée Irizarry e Jenn Sakura. Os primeiros singles divulgados foram "Tales of Ember & Vishap: The Meaning of Life" e "Far in Time". O mais recente, que também recebeu um videoclipe elaborado, é "Time Machine".

Para adquirir o álbum:
https://lnk.to/firewingresurrection

Conceito

As letras de cada uma das quatorze faixas de Resurrection, unidas, contam uma história complexa. O guitarrista Caio Kehyayan explica como a questão da dualidade luz/escuridão é discorrida no trabalho: "Isso ocorre a partir do momento em que Vishap realiza um ritual sombrio a fim de condensar as almas de todos os seres viventes dentro de um cristal, e assim ter o domínio de toda existência. Aqueles que resistiram são atormentados pelas sombras todas as noites. Os que não conseguiram vencer suas batalhas internas são absorvidos pelo cristal. Quando perdemos para os nossos próprios medos e cedemos à escuridão, podemos ser consumidos por essa energia negativa e nos tornarmos outra pessoa".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A ideia de ressureição é muito conectada ao conceito de eternidade. Basicamente, tudo o que existe no cosmos busca a eternidade, seja a luz ou as trevas. Tudo o que existe quer ser eterno, e Vishap demonstra isso tentando ser mais forte e assim dominar todos os seres desse universo", complementa.

O outro personagem, Ember, carrega em si outro significado: "Representa o renascimento, a capacidade de se reinventar e evoluir. Porém, para um ser tão puro conseguir ressurgir das cinzas, é necessário um receptáculo que tenha uma essência e aura tão pura quanto o da própria Ember. Para poder se eternizar no mundo e manter seu legado vivo, seu conhecimento e sabedoria são passados através das gerações". Esta transmissão, por toda linhagem sanguínea do escolhido, no final direciona a busca pela luz para que se fortaleça e consiga vencer essa batalha. A mensagem é que "No final sempre há esperança", conclui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Single "Time Machine"

O terceiro e mais recente single da FireWing é "Time Machine", uma música expressiva que trabalha diversas nuances e cores em sua sonoridade, onde o sentimento é quase palpável. A composição aplica ao ouvinte uma sensação de imersão, levando-o diretamente ao núcleo de toda a trama.

"A letra trata do despertar dos poderes ancestrais de Ember em seu receptáculo, que movido pela angústia de perder sua amada para o ritual sombrio de Vishap tenta construir uma espécie de portal para o passado visando reverter essa situação. Ele acaba sendo provado mais uma vez e deve mostrar que sua alma é digna de se vincular a Ember. Entretanto, mesmo conseguindo encontrar sua amada no plano espiritual os dois percebem que não haverá uma chance de reverter isso, e assim precisam seguir em frente, seu vínculo de amor eterno é tudo que restara. No fim, ele precisava ser valente e ver que seu chamado era muito maior", contextualiza o vocalista Airton Araujo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Primeiros singles

O primeiro single divulgado pela FireWing, em março, foi "Tales of Ember & Vishap: The Meaning of Life", faixa que também ganhou um lyric vídeo.

O virtuoso guitarrista Caio comentou a canção, que mescla momentos melódicos e agressivos: "É a música que mais representa as diferentes abordagens técnicas da banda. Contém melodias simples, mas também ritmos complexos e harmonias exóticas. Airton explora diferentes dinâmicas em sua voz, ainda mais com a participação de Haydée Irizarry, que trouxe uma textura complementar".

Sobre o conceito lírico da canção, o músico complementa: "Ela é o clímax grande batalha entre os dois personagens principais da história do álbum. A letra é na verdade um diálogo entre eles, e no refrão o narrador conta outra perspectiva da história", conclui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O segundo single divulgado pelo FireWing saiu em 06 de abril nas principais plataformas digitais. A faixa "Far in Time", que também recebeu um lyric video, tem uma temática lírica abstrata que se relaciona com a realidade.

"A música fala sobre um mundo em escuridão. As pessoas entraram em uma batalha interna, pois o dragão Vishap está tentando absorver a chama de suas vidas, para tornar-se ainda mais poderoso", explica Caio. A narrativa conta que a desistência desta batalha leva a morte, e que mesmo com o medo, ainda há uma esperança.

O conceito fantasioso, entretanto, se relaciona com a realidade, pois pode se referir "as pessoas que se perdem dentro da própria cabeça, por causa da depressão. É sobre esta batalha interna de querer se matar, ter pensamentos suicidas, de não se sentir suficiente", adiciona.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A mensagem, por fim, é de vencer as dificuldades e seguir em frente: "Se você não consegue vencer as batalhas de vida, não conseguirá ir longe para se eternizar, para deixar um legado, uma história. O quão longe você consegue ir?", desafia o guitarrista, deixando o encerramento por conta da interpretação do ouvinte.

Participações especiais

O disco contará com convidados de peso: Haydée Irizarry (Aversed, Carnivora), Bill Hudson (Northtale / Doro / Trans-Siberian Orchestra) e a cantora Jenn Sakura estarão presentes, assim como virtuoso guitarrista brasileiro Luis Kalil, Raphael Dantas (Soulspell, Ego Absence), Joe Atlan (Pentakill), Fabiano Rodrigues e Ryan Beevers (Unflesh). A capa de Resurrection foi capa desenvolvida pelo renomado artista Junki Sakuraba.

Tracklist

Três singles foram divulgados antes do lançamento do álbum: "Tales Of Ember & Vishap: The Meaning Of Life", "Far in Time" e "Time Machine". Junto a estas faixas, outras onze canções formam Resurrection. Confira a tracklist:

1. Prelude: Moonlight Of Despair
2. Obscure Minds
3. Chapter I: Acheron's Ritual
4. Demons Of Society
5. Far in Time
6. Chapter II: Temple Of Helios
7. Resurrection
8. Time Machine
9. Chapter III: Transcending Souls
10. Eternity
11. Tales Of Ember & Vishap: How Deep Is Your Heart?
12. Tales Of Ember & Vishap: The Meaning Of Life
13. The Essence Of Your Heart
14. Epilogue: Sacred Journey

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A composição e produção ficaram com Caio Kehyayan, enquanto a mixagem e masterização ficaram a cargo de Jack Kosto, técnico de som que também é guitarrista do Seven Spires, ao lado de Peter e Chris.

Histórico

O FireWing é formado por Airton Araujo (vocal), Chris Dovas (bateria), Peter de Reyna (baixo), Bruno Oliveira (guitarra e orquestrações) e Caio Kehyayan (compositor e guitarrista). Com formação em produção e engenharia de áudio pela Berklee College of Music, Caio assina a produção do primeiro disco da FireWing, assim como as músicas, letras e todo o conceito do trabalho. O jovem músico – que toca desde os oito anos - esteve nos grandes festivais e turnês de metal, como Morbid Fest Tour, Hell & Heaven Fest, Steel Fest e Freak Fest, entre outros. Atua desde 2019 como músico de turnê com o grupo de death metal técnico Vital Remains.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista Airton Araujo também integra o Age of Artemis, grande nome do metal brasileiro. Os músicos Chris Dovas e Peter de Reyna fazem parte da Seven Spires, banda americana cujos álbuns foram produzidos pelo renomado Sascha Paeth. O guitarrista Bruno Oliveira tocou com o grupo pernambucano Kriver e atualmente trabalha em Hollywood compondo trilhas sonoras para filmes e séries, e orquestrações para todo tipo de trabalho.

O FireWing surgiu em 2015 quando Caio e Airton começaram suas primeiras composições juntos. No ano seguinte, foi aos EUA estudar música e na Berklee conheceu os demais membros, Chris, Peter e Bruno. Eles estudaram concluíram o curso juntos, dando solidez aos alicerces do conjunto. O resultado de toda esta jornada é uma experiência de alto nível e conexão entre música, literatura e imagem, que resultou no disco Resurrection.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Arte Musical
Stamp
Korzus
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Damaris Hoffman

Damaris Hoffman, 28 anos, concluiu seu curso de Licenciatura em Filosofia, porém logo partiu para a área da Comunicação Social. Desenvolveu um estilo único de trabalho atuando no departamento de marketing artístico e produção de sua própria empresa. Responsável pela comunicação das bandas Cavalera Conspiracy e Soulfly na América Latina e assessora de imprensa full time das bandas Angra, Project46, Sioux66, Rygel, Capadocia, La raza, Bioface, Worst, e inúmeras outras. Assessora de comunicação das empresas Top Link Music e Honorsounds.

Mais matérias de Damaris Hoffman no Whiplash.Net.