Linkin Park: Burton C. Bell diz que "Hybrid Theory" é "Fear Factory para crianças"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de abril de 2021
O FEAR FACTORY é uma das bandas de metal mais importantes surgidas nos anos 1990. Liderado pelo guitarrista Dino Cazares, o grupo chegou com tudo no mundo do metal, fazendo um som pesado, moderno, sombrio e assustador. O ápice dessa mistura foi atingido em "Demanufacture", segundo trabalho de estúdio do grupo.
Lançado em 1995, o disco traz alguns dos maiores sucessos do grupo, como a faixa-título, "Replica", "Self Bias Resistor" e "Zero Signal", sendo que esta última chegou até mesmo a aparecer na trilha sonora do filme "Motal Kombat". Um dos pontos altos do disco é o trabalho realizado pelo vocalista Burton C. Bell, dono de uma voz única e versátil, que alterna entre berros e vocais limpos com facilidade.
Burton, que foi o frontman do grupo entre 1990 e 2020, foi entrevistado pela Metal Hammer e um dos assuntos da conversa foi como o FEAR FACTORY influenciou outros nomes que apareceram posteriormente. O músico fez uma comparação com outra banda que também fez muito barulho, o LINKIN PARK. Porém, o que Burton falou sobre o grupo californiano não foi muito animador. "’Demanufacture’ nos deu uma sonoridade e quase criou um novo gênero. Acho que muitas pessoas tentaram copiar o disco, mas nunca tiveram sucesso ... O LINKIN PARK fez uma versão diluída de ‘Demanufacture’", disse Burton, falando sobre "Hybrid Theory", primeiro trabalho da banda.
O vocalista foi questionado sobre o que ele sentiu ao ouvir o debut do LINKIN PARK pela primeira vez e novamente, a sua resposta não foi das mais simpáticas. "Eu não era um fã. Eu respeito o que eles fizeram, mas para mim, soou como um ‘Demanufacture’ para crianças", finalizou.
Lançado em outubro de 2000, "Hybrid Theory" é o disco que apresentou o LINKIN PARK ao mundo. Entre as faixas de sucesso do disco, vale destacar "Crawling", "One Step Closer", "Papercut" e "In The End".
Após 30 anos como integrante do FEAR FACTORY, Burton anunciou a sua saída em setembro de 2020. Atualmente, ele é vocalista do ASCENTION OF THE WATCHERS, cujo segundo disco, intitulado "Apocrypha", foi lançado em outubro de 2020.
Quanto ao FEAR FACTORY, o próximo trabalho de estúdio do grupo, "Agression Continuum", será lançado neste ano, sendo que o primeiro single ("Disruptor") vai ser oficialmente divulgado no dia 16 de abril. O trabalho conta com os vocais de Burton, que foram gravados antes dele se demitir da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps