Braia: "Diadorina", homenagem a personagem de "Grandes Sertões Veredas", ganha vídeo
Por Ivanei Salgado
Postado em 08 de junho de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A música "Diadorina" do novo álbum do Braia, banda liderada pelo compositor e multi-instrumentista mineiro Bruno Maia do Tuatha de Danann, ganha vídeo oficial. A faixa é uma singela homenagem a Diadorim, personagem do livro "Grandes Sertões Veredas" de Guimarães Rosa, e mescla animação e imagens dos músicos em ação. O vídeo está disponível nas redes sociais oficiais do Braia.
A música "Diadorina", assim como outras faixas do álbum "Braia...e o mundo de cá" , aprofunda a relação do compositor mineiro, conhecido mundialmente por seu trabalho na banda de celtic metal Tuatha de Danann, com a música regional brasileira. "Diadorina tem o ritmo dançante do baião e o duelo entre a brasileira viola caipira e a irlandesa uilleann pipe", destacou Bruno Maia.
Sobre a escolha da música para o vídeo, o compositor ressalta a sintonia da composição, que possui delicadeza e um clima beligerante e poderoso, com o personagem imortal de Guimarães Rosa. "Para mim, Rosa é um dos maiores autores de todo o mundo e de todas as épocas. O fato dele ser mineiro e este disco ser quase que um tributo a Minas Gerais, tornou quase impossível eu não aludir a algo do sertão mítico que ele criou e, de alguma forma, homenageá-lo neste álbum", explicou.
Em Diadorina, além da composição, Bruno Maia foi encarregado da gravação da viola caipira e das flautas. A gaita de fole irlandesa (uilliann pipe) foi gravada por Alex Navar, a bateria por Fabrício Altino, o contrabaixo por Anderson Silvério, e os teclados por Rafael Castro (ex-integrante do Tuatha de Danann). A música também traz a participação da violinista Daiana Mazza.
A arte do vídeo, editado por Raoni Joseph, foi criada pelo artista equatoriano Carlos Arias, que também ilustrou a capa do disco "Braia...e o mundo de cá" . Em breve, o Braia vai lançar outros vídeos de músicas no novo álbum.
Braia... e o mundo de cá
"Braia... e o mundo de cá" é o segundo álbum do Braia e foi lançado no mês de maio de 2021. O disco apresenta 10 faixas e duas músicas de bônus: Tumbero e Tempos Idos, do primeiro disco, em versão instrumental. A sonoridade é caracterizada por um diálogo instrumental entre a música brasileira, a cultura popular, a tradição irlandesa e o rock progressivo.
Os temas do álbum referenciam aspectos e fatos da memória e história brasileira, principalmente do imaginário cultural mineiro, como a Guerra dos Emboabas, a corrida do ouro, entre outros. A música se aprofunda em ritmos e expressões como samba, ijexá, baião, música mineira, moda de viola, sem deixar a irlandesidade de lado, pela presença de gaitas de fole, rabecas irlandesas e fraseados típicos das tradicionais jigs e reels.
"Braia...e o mundo de cá" foi produzido por Bruno Maia por meio de financiamento coletivo e da Lei Aldir Blanc - Minas Gerais. Todas as músicas foram disponibilizadas para audição gratuita no site oficial da banda.
Na página, o ouvinte pode acessar os comentários do próprio compositor sobre cada faixa. A obra tem participação especial do contrabaixista Felipe Andreoli (Angra), da violinista Daiana Mazza e do tecladista Edgard Brito (Tuatha de Danann).
A versão física do disco foi lançada em formato digipack e acompanhada de encarte cuidadoso, elaborado pelo designer Rodrigo Barbieri, que oferece a experiência de ouvir a música com imaginação de cinema, explorando ainda mais a riqueza dos ritmos brasileiros.
Os álbuns do Braia podem ser adquiridos em loja virtual disponível no site.
Acesse em:
https://www.braia.net.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
James Hetfield explica a importância do Iron Maiden para ele e para o Metallica
Megadeth toca "Puppet Parade" pela primeira vez ao vivo
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
A banda de rock progressivo que Roger Waters diz que queria apenas ganhar dinheiro
Ted Nugent explica o que o Metallica tem e que falta pro Slayer, Megadeth e Ramones
Spin Magazine: as maiores baixarias da história do rock


A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A pulada de cerca que originou uma das músicas mais populares do Século XXI



