Braia: "Diadorina", homenagem a personagem de "Grandes Sertões Veredas", ganha vídeo
Por Ivanei Salgado
Postado em 08 de junho de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A música "Diadorina" do novo álbum do Braia, banda liderada pelo compositor e multi-instrumentista mineiro Bruno Maia do Tuatha de Danann, ganha vídeo oficial. A faixa é uma singela homenagem a Diadorim, personagem do livro "Grandes Sertões Veredas" de Guimarães Rosa, e mescla animação e imagens dos músicos em ação. O vídeo está disponível nas redes sociais oficiais do Braia.
A música "Diadorina", assim como outras faixas do álbum "Braia...e o mundo de cá" , aprofunda a relação do compositor mineiro, conhecido mundialmente por seu trabalho na banda de celtic metal Tuatha de Danann, com a música regional brasileira. "Diadorina tem o ritmo dançante do baião e o duelo entre a brasileira viola caipira e a irlandesa uilleann pipe", destacou Bruno Maia.
Sobre a escolha da música para o vídeo, o compositor ressalta a sintonia da composição, que possui delicadeza e um clima beligerante e poderoso, com o personagem imortal de Guimarães Rosa. "Para mim, Rosa é um dos maiores autores de todo o mundo e de todas as épocas. O fato dele ser mineiro e este disco ser quase que um tributo a Minas Gerais, tornou quase impossível eu não aludir a algo do sertão mítico que ele criou e, de alguma forma, homenageá-lo neste álbum", explicou.
Em Diadorina, além da composição, Bruno Maia foi encarregado da gravação da viola caipira e das flautas. A gaita de fole irlandesa (uilliann pipe) foi gravada por Alex Navar, a bateria por Fabrício Altino, o contrabaixo por Anderson Silvério, e os teclados por Rafael Castro (ex-integrante do Tuatha de Danann). A música também traz a participação da violinista Daiana Mazza.
A arte do vídeo, editado por Raoni Joseph, foi criada pelo artista equatoriano Carlos Arias, que também ilustrou a capa do disco "Braia...e o mundo de cá" . Em breve, o Braia vai lançar outros vídeos de músicas no novo álbum.
Braia... e o mundo de cá
"Braia... e o mundo de cá" é o segundo álbum do Braia e foi lançado no mês de maio de 2021. O disco apresenta 10 faixas e duas músicas de bônus: Tumbero e Tempos Idos, do primeiro disco, em versão instrumental. A sonoridade é caracterizada por um diálogo instrumental entre a música brasileira, a cultura popular, a tradição irlandesa e o rock progressivo.
Os temas do álbum referenciam aspectos e fatos da memória e história brasileira, principalmente do imaginário cultural mineiro, como a Guerra dos Emboabas, a corrida do ouro, entre outros. A música se aprofunda em ritmos e expressões como samba, ijexá, baião, música mineira, moda de viola, sem deixar a irlandesidade de lado, pela presença de gaitas de fole, rabecas irlandesas e fraseados típicos das tradicionais jigs e reels.
"Braia...e o mundo de cá" foi produzido por Bruno Maia por meio de financiamento coletivo e da Lei Aldir Blanc - Minas Gerais. Todas as músicas foram disponibilizadas para audição gratuita no site oficial da banda.
Na página, o ouvinte pode acessar os comentários do próprio compositor sobre cada faixa. A obra tem participação especial do contrabaixista Felipe Andreoli (Angra), da violinista Daiana Mazza e do tecladista Edgard Brito (Tuatha de Danann).
A versão física do disco foi lançada em formato digipack e acompanhada de encarte cuidadoso, elaborado pelo designer Rodrigo Barbieri, que oferece a experiência de ouvir a música com imaginação de cinema, explorando ainda mais a riqueza dos ritmos brasileiros.
Os álbuns do Braia podem ser adquiridos em loja virtual disponível no site.
Acesse em:
https://www.braia.net.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Alex Rudinger, novo baterista do Trivium, mostra suas habilidades tocando "Bury Me With My Screams"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden

Paulo Ricardo viu Freddie Mercury puto da vida e depois conheceu o Erasmo Carlos
WatchMojo: os 10 guitarristas mais subestimados de todos os tempos
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Dupla sertaneja desvirtua clássico do Pink Floyd
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba


