John Lennon: espionado por Elvis Presley, o "fanático de direita", a pedido de Nixon?
Por Igor Miranda
Postado em 22 de setembro de 2021
Circunstâncias ligadas à política fizeram com que John Lennon, então integrante dos Beatles, e Elvis Presley se odiassem de primeira. Os dois artistas se conheceram pessoalmente na década de 1960 e claramente não se bicaram.
Isso é o que diz Bob Harris, apresentador e DJ que teve contato com os músicos nesse período, em entrevista ao podcast Rockonteurs. As falas foram transcritas pelo site da revista Classic Rock.
Harris definiu como "ódio à primeira vista" o encontro inicial entre Lennon e Presley, a quem ele considerava como ídolo anteriormente. O DJ afirmou, ainda, que o Rei do Rock recebeu uma curiosa recomendação do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon: "espionar" o músico dos Beatles, devido às críticas que fazia à Guerra do Vietnã.
Ainda segundo Bob Harris, a intenção de Richard Nixon era, em algum momento, deportar John Lennon. O artista britânico estava morando nos Estados Unidos - e havia conversas de que se ele deixasse o país americano durante o governo Nixon, não seria autorizado a retornar.
"Parecia loucura John dizer que seu telefone havia sido grampeado e que era seguido, mas isso era verdade", afirmou Bob Harris. "Nixon queria pegá-lo e foi por isso que John estava preso em Nova York, nos Estados Unidos: ele sabia que se fosse para o Reino Unido, não retornaria à América enquanto Nixon estivesse na Casa Branca", completou.
Em meio a esse conflito, entra a figura de Elvis Presley. "Nixon era muito amigo de Elvis e o instruiu a obter a maior quantidade de informações de John Lennon que pudesse", declarou o DJ, citando que, embora fosse fã do som de Elvis, o eterno Beatle achava que o Rei do Rock era um "sulista fanático de direita".
Presley, diga-se de passagem, também não gostava de Lennon. "Elvis via Lennon como esse sabichão de Liverpool que havia tomado sua coroa. Ele usurpou Elvis, que estava muito ressentido", declarou Harris.
Por motivos óbvios, não é possível checar as informações compartilhadas por Bob Harris com os envolvidos. Elvis Presley morreu em 1977, enquanto John Lennon nos deixou em 1980 e Richard Nixon faleceu em 1994.
Entretanto, biógrafos e pesquisadores das histórias de Lennon e Presley sempre afirmaram que os dois músicos não se deram bem - e o posicionamento antiguerra do Beatle sempre foi citado como o principal motivo para o desentendimento entre eles.
A entrevista completa com o DJ pode ser conferida, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo



A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A melhor música de John Lennon de todos os tempos, segundo Yoko Ono
O disco "estranho" que John Lennon dizia resumir tudo o que importava no rock
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A dupla que Paul McCartney e John Lennon tentava imitar nos Beatles; "Queríamos ser eles"
O verdadeiro motivo da separação dos Beatles de acordo com John Lennon


