Still Living: Renato Costa lança o seu primeiro EP solo
Por Renan Caíque
Postado em 18 de outubro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Still Living, banda de Hard Rock/AOR surgida em 2004 em Garanhuns, Pernambuco, com um som melódico bem trabalhado e letras inteligentes e reflexivas, tem se tornado referência nacional no estilo que fazem através dos seus discos "From now on" (2012), "Humanity" (2015) e YmmiJ (2017). O Revlin Project surgido em 2014, é uma banda peruana que lançou recentemente o ótimo "Trascender" (2021), um dos melhores lançamentos de Hard Rock/AOR dos últimos tempos. A semelhança entre estas duas bandas? Ambas contam com o vocalista Renato Costa.
Renato Costa acaba de lançar digitalmente o seu primeiro EP "Mori", que conta com três faixas: "The Bridge", "Farewell" e "Redemption". O título "Mori" remete a "Morte" do latim, e de fato é uma temática que faz parte de todo o EP.
"The Bridge" é introduzida por um piano belíssimo que já anuncia um clima de paz melancólica. Logo entra a voz do Renato que canta sobre a fugacidade da vida e questionamentos sobre a vida e a morte. Com ênfase o eu lírico afirma "And we know we all were born to die" ("E sabemos que todos nascemos para morrer"), o que é realista, embora triste quando paramos pra pensar no quão frágil é a vida. Mas logo afirma também "Like some stars that still shine up the skies/ Their lights difuse beyond their deaths (and it's not the end itself)/ Somehow, their lights keeps them alive" (Como algumas estrelas que ainda brilham no céu/Suas luzes se difundem além de suas mortes (e não é o fim em si)/De alguma forma, suas luzes os mantêm vivos), o que dá uma esperança e certo conforto. Esta parece ser uma composição bem pessoal, e a interpretação do Renato é impecável, fazendo-nos sentir um pouco dos sentimentos exteriorizados através da melodia doce da canção. E mesmo sendo relativamente longa, passa num segundo de tão envolvente que esta música se apresenta ao ouvinte.
"Farewell" mantém o clima melancólico, porém sem soar repetitiva. A letra parece falar sobre a despedida de um amor que preenchia a vida do eu lírico e a solidão e saudade por ter se acabado: "May you find a peaceful place in Eternity.../There we'll meet again" (Que você encontre um lugar tranquilo na Eternidade... /Lá nos encontraremos novamente). Renato parece ter transladado um pedaço de sua alma nesta letra. Novamente sua voz transmite um misto de encanto pela beleza da composição e de tristeza pelo seu teor.
"Redemption" é uma regravação do Still Living e conta com a participação especial de Dejair Benjamin, vocalista da banda sergipana Tchandala e Benjamin Saga. Embora seja uma música do Still Living, segue a mesma atmosfera das músicas anteriores. Mas enquanto em "Farewell", o eu lírico lamenta a partida de alguém que ama, em "Redemption" ele parece anunciar a sua própria partida e se despedir do mundo. Há um ar de nostalgia: "Recall the days of life when my soul was high/Younger and full of Dreams..." (Lembre os dias da vida quando minha alma estava alta/Mais jovem e cheio de sonhos). E embora o eu lírico pareça aceitar o fim, há um certo medo do desconhecido.
O EP "Mori" mostra uma faceta mais íntima, mais pessoal do Renato Costa. E embora diferente do Still Living e do Revlin Project, pode agradar fãs de ambos, pois aqui podemos conferir um trabalho de qualidade, com vocais lindíssimos e repletos de feeling e letras muito bem escritas que além de encantarem e tocarem, fazem refletir. Confira abaixa gratuitamente o EP completo do Renato Costa:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Exodus divulga "3111", faixa de seu próximo disco de estúdio
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina


Hard Rock: 10 Bandas nacionais ativas que todo fã deveria conhecer


