Epica: por que produzir a banda é desafiador, segundo Joost van den Broek
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2021
O Epica é uma banda que apresenta uma sonoridade complexa, com a presença de orquestrações, coros, duas guitarras e muitas linhas vocais protagonizadas pela vocalista Simone Simons. Como era de se esperar, agrupar todos esses elementos na hora da produção pode ser bem desafiador.
De acordo com Joost van den Broek, responsável por produzir todos os álbuns do Epica desde "The Quantum Enigma" (2014), os desafios começam antes mesmo de ir para o estúdio, na hora de compor a linha vocal e ensaiar com a banda.
"Produzir uma banda como o Epica é bem desafiador. Eu amo o metal sinfônico e sei bem o que funciona. No caso do Epica, é preciso trabalhar muito no arranjo e na orquestração, para entender como juntar todas as partes depois. No final, acho que passamos a mesma quantidade de tempo antes da gravação e depois. É um longo processo, mas quando chega a hora de gravar, é algo bem pragmático. Quando chega a mixagem, basta seguir um passo a passo bem lógico, tudo já está encaixado como um quebra-cabeça", comentou.
O assunto foi comentado por Joost durante entrevista para o canal de YouTube do jornalista Gustavo Maiato. Em outro ponto, o produtor revelou que seu trabalho é muito mais do que apenas produzir.
"No meu caso, é uma tarefa bem ampla, que envolve desde a composição, criação das demos, da pré-produção. Eu também componho as linhas vocais junto com a vocalista, faço as orquestrações, ensaio com a banda, encontro o som ideal e faço as edições e mixagem. Para produzir o Epica, é importante ser um produtor bem organizado", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament

Epica cancela show no Uruguai e fãs se revoltam online
Epica fez uma apresentação intensa e inesquecível em Porto Alegre
A música do "Oceanborn" do Nightwish que Simone Simons acha "brilhante e linda"
A melhor balada do Epica de todos os tempos, segundo Simone Simons


