Epica: por que produzir a banda é desafiador, segundo Joost van den Broek
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2021
O Epica é uma banda que apresenta uma sonoridade complexa, com a presença de orquestrações, coros, duas guitarras e muitas linhas vocais protagonizadas pela vocalista Simone Simons. Como era de se esperar, agrupar todos esses elementos na hora da produção pode ser bem desafiador.
De acordo com Joost van den Broek, responsável por produzir todos os álbuns do Epica desde "The Quantum Enigma" (2014), os desafios começam antes mesmo de ir para o estúdio, na hora de compor a linha vocal e ensaiar com a banda.
"Produzir uma banda como o Epica é bem desafiador. Eu amo o metal sinfônico e sei bem o que funciona. No caso do Epica, é preciso trabalhar muito no arranjo e na orquestração, para entender como juntar todas as partes depois. No final, acho que passamos a mesma quantidade de tempo antes da gravação e depois. É um longo processo, mas quando chega a hora de gravar, é algo bem pragmático. Quando chega a mixagem, basta seguir um passo a passo bem lógico, tudo já está encaixado como um quebra-cabeça", comentou.
O assunto foi comentado por Joost durante entrevista para o canal de YouTube do jornalista Gustavo Maiato. Em outro ponto, o produtor revelou que seu trabalho é muito mais do que apenas produzir.
"No meu caso, é uma tarefa bem ampla, que envolve desde a composição, criação das demos, da pré-produção. Eu também componho as linhas vocais junto com a vocalista, faço as orquestrações, ensaio com a banda, encontro o som ideal e faço as edições e mixagem. Para produzir o Epica, é importante ser um produtor bem organizado", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços


Epica cancela show no Uruguai e fãs se revoltam online
Epica fez uma apresentação intensa e inesquecível em Porto Alegre
A música do "Oceanborn" do Nightwish que Simone Simons acha "brilhante e linda"
A melhor balada do Epica de todos os tempos, segundo Simone Simons


