Epica: por que produzir a banda é desafiador, segundo Joost van den Broek
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2021
O Epica é uma banda que apresenta uma sonoridade complexa, com a presença de orquestrações, coros, duas guitarras e muitas linhas vocais protagonizadas pela vocalista Simone Simons. Como era de se esperar, agrupar todos esses elementos na hora da produção pode ser bem desafiador.
De acordo com Joost van den Broek, responsável por produzir todos os álbuns do Epica desde "The Quantum Enigma" (2014), os desafios começam antes mesmo de ir para o estúdio, na hora de compor a linha vocal e ensaiar com a banda.
"Produzir uma banda como o Epica é bem desafiador. Eu amo o metal sinfônico e sei bem o que funciona. No caso do Epica, é preciso trabalhar muito no arranjo e na orquestração, para entender como juntar todas as partes depois. No final, acho que passamos a mesma quantidade de tempo antes da gravação e depois. É um longo processo, mas quando chega a hora de gravar, é algo bem pragmático. Quando chega a mixagem, basta seguir um passo a passo bem lógico, tudo já está encaixado como um quebra-cabeça", comentou.
O assunto foi comentado por Joost durante entrevista para o canal de YouTube do jornalista Gustavo Maiato. Em outro ponto, o produtor revelou que seu trabalho é muito mais do que apenas produzir.
"No meu caso, é uma tarefa bem ampla, que envolve desde a composição, criação das demos, da pré-produção. Eu também componho as linhas vocais junto com a vocalista, faço as orquestrações, ensaio com a banda, encontro o som ideal e faço as edições e mixagem. Para produzir o Epica, é importante ser um produtor bem organizado", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
"Odiei"; quando Carole King confrontou Eric Burdon sobre cover feito pelo Animals
O guitarrista dos anos 60 que para Ritchie Blackmore estava "20 anos à frente de seu tempo"
O músico favorito de Syd Barrett; "Aquilo era tudo o que eu queria fazer quando criança"
A opinião de Roger Waters sobre o Radiohead em seu auge criativo

Ingressos para show do Epica em São Paulo estão quase esgotados
Simone Simons já foi chamada de "Barbie do metal" (e não deu importância)
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder



