Epica: por que produzir a banda é desafiador, segundo Joost van den Broek
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2021
O Epica é uma banda que apresenta uma sonoridade complexa, com a presença de orquestrações, coros, duas guitarras e muitas linhas vocais protagonizadas pela vocalista Simone Simons. Como era de se esperar, agrupar todos esses elementos na hora da produção pode ser bem desafiador.
De acordo com Joost van den Broek, responsável por produzir todos os álbuns do Epica desde "The Quantum Enigma" (2014), os desafios começam antes mesmo de ir para o estúdio, na hora de compor a linha vocal e ensaiar com a banda.
"Produzir uma banda como o Epica é bem desafiador. Eu amo o metal sinfônico e sei bem o que funciona. No caso do Epica, é preciso trabalhar muito no arranjo e na orquestração, para entender como juntar todas as partes depois. No final, acho que passamos a mesma quantidade de tempo antes da gravação e depois. É um longo processo, mas quando chega a hora de gravar, é algo bem pragmático. Quando chega a mixagem, basta seguir um passo a passo bem lógico, tudo já está encaixado como um quebra-cabeça", comentou.
O assunto foi comentado por Joost durante entrevista para o canal de YouTube do jornalista Gustavo Maiato. Em outro ponto, o produtor revelou que seu trabalho é muito mais do que apenas produzir.
"No meu caso, é uma tarefa bem ampla, que envolve desde a composição, criação das demos, da pré-produção. Eu também componho as linhas vocais junto com a vocalista, faço as orquestrações, ensaio com a banda, encontro o som ideal e faço as edições e mixagem. Para produzir o Epica, é importante ser um produtor bem organizado", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps