Epica: por que produzir a banda é desafiador, segundo Joost van den Broek
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2021
O Epica é uma banda que apresenta uma sonoridade complexa, com a presença de orquestrações, coros, duas guitarras e muitas linhas vocais protagonizadas pela vocalista Simone Simons. Como era de se esperar, agrupar todos esses elementos na hora da produção pode ser bem desafiador.
De acordo com Joost van den Broek, responsável por produzir todos os álbuns do Epica desde "The Quantum Enigma" (2014), os desafios começam antes mesmo de ir para o estúdio, na hora de compor a linha vocal e ensaiar com a banda.
"Produzir uma banda como o Epica é bem desafiador. Eu amo o metal sinfônico e sei bem o que funciona. No caso do Epica, é preciso trabalhar muito no arranjo e na orquestração, para entender como juntar todas as partes depois. No final, acho que passamos a mesma quantidade de tempo antes da gravação e depois. É um longo processo, mas quando chega a hora de gravar, é algo bem pragmático. Quando chega a mixagem, basta seguir um passo a passo bem lógico, tudo já está encaixado como um quebra-cabeça", comentou.
O assunto foi comentado por Joost durante entrevista para o canal de YouTube do jornalista Gustavo Maiato. Em outro ponto, o produtor revelou que seu trabalho é muito mais do que apenas produzir.
"No meu caso, é uma tarefa bem ampla, que envolve desde a composição, criação das demos, da pré-produção. Eu também componho as linhas vocais junto com a vocalista, faço as orquestrações, ensaio com a banda, encontro o som ideal e faço as edições e mixagem. Para produzir o Epica, é importante ser um produtor bem organizado", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"

Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026


