Cosmic Rover: power trio lança novo álbum, "Heavy"
Por Ricardo Batalha
Fonte: ASE Music
Postado em 16 de dezembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O power trio paulistano Cosmic Rover, formado atualmente por Edson Graseffi (vocal e bateria, Motorhammer e ex-Panzer), Xande Saraiva (guitarra, Baranga) e Rodrigo Felix (baixo), apresenta "HEAVY", sucessor do álbum de estreia, "Spitting Fire" (2019). Produzido pelo experiente Henrique Baboom Canale, "HEAVY", que está disponível em todas as plataformas de streaming pelo selo Abraxas, traz sete faixas gravadas à moda antiga. "A gravação foi feita da mesma forma que nossos lançamentos anteriores, com a captação feita ao vivo e todos tocando juntos na mesma sala, como se fazia nos anos 1970. Mesmo na contramão das produções modernas, cheias de efeitos de estúdio e edições de protools, o resultado é grandioso e vai agradar quem curte heavy metal, stoner, southern e hard anos 70", avalia Edson Graseffi. "Não usamos metrônomo e o álbum traz o mínimo de edições possíveis para manter as características orgânicas e ter uma sonoridade mais vintage que se aproxima dos álbuns antigos de rock pesado. No processo de gravação, apenas vozes e solos foram colocados em overdub. O restante que se ouve é realmente a banda tocando junta, sem cortes e edições de estúdio", completa Rodrigo Felix.
Sobre a sonoridade de "HEAVY", o guitarrista Xande Saraiva, que faz sua estreia com o Cosmic Rover, explica: "O segredo é a liberdade de composição, sem pensar em estilos ou regras para serem seguidos. De fato, apenas fazemos o que mais curtimos fazer, que é tocar rock pesado! As influências das músicas do repertório percorrem bandas das décadas de 70, 80 e 90, ou seja, tudo o que ouvimos e de onde veio a nossa bagagem musical".
A parte lírica, a cargo de Graseffi, apresenta temas mais urbanos, falando de carros e baladas na noite. "Além disso, há letras mais introspectivas e com vibe positiva. A faixa 'Just Let Me Free', que fecha o repertório, traz a participação de Xande cantando em português em um trecho", detalha.
A arte de capa de "HEAVY" foi produzida por Graseffi que, além de músico, também é ilustrador e tatuador. "Ela foi concebida usando arte digital baseada em referências de artistas da Kustom Kulture dos anos 70", explica o vocalista e baterista.
Cosmic Rover:
Edson Graseffi (vocal e bateria)
Xande Saraiva (guitarra)
Rodrigo Felix (baixo)
Discografia:
"Cosmic Rover" (EP, 2018)
"Cosmic Sessions..." (ao vivo, 2018)
"Spitting Fire" (CD, 2019)
"HEAVY" (CD, 2021)
História:
O power trio Cosmic Rover fez sua estreia com o EP homônimo em 2018. Produzido por Henrique Baboom Canale, recebeu ótima resposta da mídia e do público, tendo sido veiculado em programas de rádio do México e Alemanha. No Brasil, foi considerado por diversos veículos de mídia como melhor EP de 2018 e também na categoria 'banda revelação' daquele ano. Para promover o lançamento, a banda fez diversos shows pelo circuito de São Paulo e interior do estado, fechando o ano com a abertura para os uruguaios do Reytoro no SESC Belenzinho.
O primeiro full, "Spitting Fire", saiu no ano seguinte pelo selo Abraxas em formato digital. Os shows de divulgação iniciaram-se Montevidéu (URU) ao lado do Reytoro. Na ocasião, o trio tocou em um evento sold out para 1.200 pessoas. Para fechar os shows de divulgação, participou de uma das edições do programa Kiss Club (Kiss FM). Como resultado, "Spitting Fire" foi eleito como um dos 10 melhores álbuns nacionais de 2019 na votação dos leitores da revista Roadie Crew e também figurou com um dos melhores lançamentos pelo site Headbanger Latino América. Além disso, teve outras menções em listas de diversos sites e canais de YouTube e uma das faixas, "Our Tattoos", integrou a coletânea em CD da revista Classic Rock UK.
Ouça no Spotify:
Contatos:
facebook.com/cosmicrovermusic/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps