Como está hoje o casal que inspirou "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Por Igor Miranda
Postado em 25 de janeiro de 2022
Uma das músicas mais famosas da Legião Urbana, "Eduardo e Mônica" narra uma história inspirada em pessoas e fatos reais. Mônica é, na verdade, uma amiga do vocalista Renato Russo chamada Leonice de Araújo Coimbra, enquanto Eduardo é Fernando Coimbra.
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas como os dois estão hoje em dia? Com o recente lançamento do filme "Eduardo e Mônica", produzido com base nos fatos narrados pela canção, o jornal Folha de S. Paulo foi atrás de Leonice e Fernando - e sua reportagem descobriu que eles estão juntos até hoje e tiveram uma filha, Nina Coimbra, que exerce a mesma profissão da mãe: artista plástica.
A letra da música, claro, idealiza um pouco os personagens: Leonice, conforme aponta a reportagem da "Folha", não estudou medicina nem era tão mais velha que Fernando. Vale destacar que ela própria considera o parceiro como o intelectual do relacionamento - ele trabalha hoje como embaixador do Brasil no México.
Juntos há 42 anos, Leonice e Fernando se cruzavam com frequência nos tempos em que estudavam na Universidade de Brasília (UnB), pois estavam nas mesmas rodas e festas. Discreta, a artista plástica diz apenas que as conversas entre os dois eram comuns, "mas aí teve um dia que aconteceu e nós começamos a namorar".
A entrevista gira mais em torno da amizade de Leonice com Renato Russo, falecido em 1996 devido a complicações do vírus HIV. A artista plástica, que conheceu o cantor em um show na UnB, disse que ouvia composições do amigo com frequência.
"Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu", afirmou.
Quanto a ter inspirado a famosa canção, ela diz: "No fim, não tem a menor importância se essa história tem a ver ou não comigo. Eu não quero soar clichê, mas a verdade é que o importante mesmo é entender que nós nada seríamos sem amor. ‘Eduardo e Mônica’ fala de uma história que deve se repetir aos montes por aí, e eu fico muito honrada de a ter motivado de alguma forma".
A entrevista completa pode ser conferida no site do jornal "Folha de S. Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps