Como está hoje o casal que inspirou "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Por Igor Miranda
Postado em 25 de janeiro de 2022
Uma das músicas mais famosas da Legião Urbana, "Eduardo e Mônica" narra uma história inspirada em pessoas e fatos reais. Mônica é, na verdade, uma amiga do vocalista Renato Russo chamada Leonice de Araújo Coimbra, enquanto Eduardo é Fernando Coimbra.
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas como os dois estão hoje em dia? Com o recente lançamento do filme "Eduardo e Mônica", produzido com base nos fatos narrados pela canção, o jornal Folha de S. Paulo foi atrás de Leonice e Fernando - e sua reportagem descobriu que eles estão juntos até hoje e tiveram uma filha, Nina Coimbra, que exerce a mesma profissão da mãe: artista plástica.
A letra da música, claro, idealiza um pouco os personagens: Leonice, conforme aponta a reportagem da "Folha", não estudou medicina nem era tão mais velha que Fernando. Vale destacar que ela própria considera o parceiro como o intelectual do relacionamento - ele trabalha hoje como embaixador do Brasil no México.
Juntos há 42 anos, Leonice e Fernando se cruzavam com frequência nos tempos em que estudavam na Universidade de Brasília (UnB), pois estavam nas mesmas rodas e festas. Discreta, a artista plástica diz apenas que as conversas entre os dois eram comuns, "mas aí teve um dia que aconteceu e nós começamos a namorar".
A entrevista gira mais em torno da amizade de Leonice com Renato Russo, falecido em 1996 devido a complicações do vírus HIV. A artista plástica, que conheceu o cantor em um show na UnB, disse que ouvia composições do amigo com frequência.
"Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu", afirmou.
Quanto a ter inspirado a famosa canção, ela diz: "No fim, não tem a menor importância se essa história tem a ver ou não comigo. Eu não quero soar clichê, mas a verdade é que o importante mesmo é entender que nós nada seríamos sem amor. ‘Eduardo e Mônica’ fala de uma história que deve se repetir aos montes por aí, e eu fico muito honrada de a ter motivado de alguma forma".
A entrevista completa pode ser conferida no site do jornal "Folha de S. Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Os argumentos que sustentam tese de Regis Tadeu que Cazuza era melhor que Renato Russo


