Como está hoje o casal que inspirou "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Por Igor Miranda
Postado em 25 de janeiro de 2022
Uma das músicas mais famosas da Legião Urbana, "Eduardo e Mônica" narra uma história inspirada em pessoas e fatos reais. Mônica é, na verdade, uma amiga do vocalista Renato Russo chamada Leonice de Araújo Coimbra, enquanto Eduardo é Fernando Coimbra.
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas como os dois estão hoje em dia? Com o recente lançamento do filme "Eduardo e Mônica", produzido com base nos fatos narrados pela canção, o jornal Folha de S. Paulo foi atrás de Leonice e Fernando - e sua reportagem descobriu que eles estão juntos até hoje e tiveram uma filha, Nina Coimbra, que exerce a mesma profissão da mãe: artista plástica.
A letra da música, claro, idealiza um pouco os personagens: Leonice, conforme aponta a reportagem da "Folha", não estudou medicina nem era tão mais velha que Fernando. Vale destacar que ela própria considera o parceiro como o intelectual do relacionamento - ele trabalha hoje como embaixador do Brasil no México.
Juntos há 42 anos, Leonice e Fernando se cruzavam com frequência nos tempos em que estudavam na Universidade de Brasília (UnB), pois estavam nas mesmas rodas e festas. Discreta, a artista plástica diz apenas que as conversas entre os dois eram comuns, "mas aí teve um dia que aconteceu e nós começamos a namorar".
A entrevista gira mais em torno da amizade de Leonice com Renato Russo, falecido em 1996 devido a complicações do vírus HIV. A artista plástica, que conheceu o cantor em um show na UnB, disse que ouvia composições do amigo com frequência.
"Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu", afirmou.
Quanto a ter inspirado a famosa canção, ela diz: "No fim, não tem a menor importância se essa história tem a ver ou não comigo. Eu não quero soar clichê, mas a verdade é que o importante mesmo é entender que nós nada seríamos sem amor. ‘Eduardo e Mônica’ fala de uma história que deve se repetir aos montes por aí, e eu fico muito honrada de a ter motivado de alguma forma".
A entrevista completa pode ser conferida no site do jornal "Folha de S. Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por que Renato Russo não gostava de estudantes barbudos, revolucionários e marxistas


