Iron Maiden: não há treta entre Steve Harris e Bruce Dickinson (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 23 de janeiro de 2022
Há tempos os fãs do Iron Maiden se deparam com as histórias (e lendas) sobre os constantes desentendimentos entre Steve Harris (baixista e líder incontestável da banda) e Bruce Dickinson, seu genial vocalista.
Recentemente, um conhecido influeciador digital e crítico musical afirmou que os dois músicos evitam se encontrar até mesmo no palco.
Nesta semana, realizei uma live no canal Metal Musikast com Rodrigo Eli, ilustrador que produz sua arte visual a partir das capas icônicas de álbuns de artistas consagrados do cenário pop, rock ou heavy metal, sobretudo algumas do Iron Maiden, e abordamos o assunto da possível "treta" entre as duas lendas que integram a banda.
Não creio que atualmente haja qualquer animosidade entre Steve Harris e Iron Maiden e entendo que a visão do tal influenciador digital é simplória e superficial.
Veja o comentário completo no player de vídeo a seguir:
É sabido que na primeira metade dos anos 90 Bruce Dickinson achou que estava sendo limitado em toda a sua criatividade artística e resolveu sair da banda, aproveitando do espaço que tinha na mídia para tecer críticas ao Iron Maiden e a seu líder, Steve Harris.
Porém, passados tantos anos, hoje a situação apresenta dinâmica bem diferente daquela que existia após o lançamento do álbum "Fear of the Dark".
Bruce Dickinson já revelou em entrevistas que a tensão com Steve Harris sempre existiu, o que não significa dizer que ambos se odeiam, mas apenas que possuem visões de mundo um tanto divergentes, o que influencia na tomada de decisões artísticas relativas à banda.
É preciso destacar que ambos possuem formações pessoais e experiências diferentes. Enquanto Steve Harris nasceu e cresceu na zona leste de Londres, que pode ser muito dura para a classe trabalhadora que havia lá nos anos 70. Bruce Dickinson estava fazendo sua jornada pelo ambiente estudantil, com experimentações de todo tipo influenciadas pelo movimento de maio de 68.
Steve Harris, todos sabem, é apaixonado pelo clube West Ham desde criança, cujo time possui uma torcida aguerrida e, por vezes, agressiva ("hoolingans"), Bruce Dickinson prefere a elegância da esgrima e suas regras dignas das cortes do antigo regime.
Cito estes dois exemplos de diferenças de formação pessoal dos dois músicos até mesmo para nos lembrar que uma discussão rotineira entre Steve Harris e Bruce Dickinson tem pouca chance de ser uma conversa polida entre membros da realeza. Steve Harris e seu sotaque "cockney" dificilmente vai deixar de ser duro e soltar alguns palavrões ao apresentar suas razões num debate que decide os rumos da banda que é a realização de seus maiores projetos de vida.
Bruce Dickinson, por sua vez, terá sempre a maneira espirituosa de comunicar suas ideias e sua argumentação poderá vir carregada de críticas veladas, em decorrência da sua formação no ambiente universitário inglês.
Hoje os membros do Iron Maiden já ultrapassaram a casa dos 60 anos e, certamente, a maturidade que a idade lhes traz contribui para um maior entendimento entre Steve Harris e Bruce Dickinson.
O sensacional álbum "Senjutsu" demonstra que houve uma certa divisão artística nos trabalhos de composição, tendo Steve Harris e Janick Gers num núcleo criativo; e Bruce Dickinson trabalhando com seu parceiro de longa data, Adrian Smith, no outro.
Esta realidade não denota, de maneira alguma, uma treta entre Steve Harris e Bruce Dickinson. Na minha opinião, há exatamente o contrário. A experiência de ambos os encaminhou para um bom entendimento a respeito da contribuição criativa de cada um no "Senjutsu".
Evidentemente, Steve Harris e Bruce Dickinson estão às voltas com momentos de tensão entre ambos, e isso os levou a criar obras geniais no Iron Maiden, porém, de modo algum acredito que esta tensão apaga o respeito mútuo que existe entre o baixista e líder da banda e o vocalista.
Como grande fã da banda, afirmo que, se curtir o Iron Maiden fosse apenas questão de apreciar boa música, já seria uma satisfação enorme, porém, sempre há mais com o que se interessar quando se trata de Steve Harris, Bruce Dickinson e os demais membros que integram a banda ou que já a deixaram. Up the Irons!
O comentário completo pode ser assistido no player de vídeo a seguir:
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps