David Bowie supera os Beatles como maior vendedor de LPs deste século
Por André Garcia
Postado em 22 de janeiro de 2022
Segundo publicação da NME, David Bowie é o artista que mais vendeu LPs neste século, com 582.704 unidades vendidas até 6 de janeiro deste ano. Ele superou os Beatles, que chegaram a 535.596 — os dois foram os únicos a ultrapassar a marca do meio milhão.
Recentemente, Bowie chegou ao Top 5 do Reino Unido com uma expressiva venda em mídia física de seu álbum perdido, "Toy". "Toy" foi gravado em 2001 pela mesma formação que o acompanhava ao vivo no ano anterior, que incluía Mark Plati (baixo), Sterling Campbell (bateria) e Earl Slick (guitarra).
Além disso, o disco marcou a volta da parceria com o produtor Tony Visconti, com quem o cantor já havia trabalhado em diversos clássicos no passado. Entre eles podemos destacar a Trilogia Berlin — como ficaram conhecidos os álbuns "Low", "Heroes" (ambos de 1977) e "Lodger" (1979).
Entretanto, "Toy" acabou arquivado pela gravadora, que não ficou satisfeita com o resultado. O caso estremeceu a relação entre David Bowie e a Virgin Records, culminando em sua saída ainda naquele mesmo ano.
Leia a matéria da NME na íntegra em inglês.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps