A música do Van Halen onde quem toca guitarra é David Lee Roth, e não Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 22 de janeiro de 2025
Eddie Van Halen ficou mundialmente conhecido por seus solos virtuosos e por ter um nível técnico tão alto que fazia tocar guitarra parecer tão fácil quanto Maradona fazia parecer fácil jogar futebol.
Quem pegava para ouvir os discos do Van Halen percebia que Eddie era dotado também de uma grande versatilidade musical. Quando queria, ele era capaz de flertar por gêneros dos mais diversos, como música clássica, rockabilly, jazz, R&B, soul e blues.
Portanto, por muitos anos quando eu ouvia a música "Ice Cream Man" — penúltima faixa do primeiro disco do Van Halen — nem me passava pela cabeça que pudesse ser outra pessoa tocando o blues na introdução acústica.
Pois, conforme publicado pela Far Out Magazine, quem toca na introdução era, na verdade, o vocalista David Lee Roth.
Dave não tocava guitarra, mas para gravar a faixa contou com a "trapaça" de usar um violão afinado em uma afinação aberta. A afinação facilita muito a vida de alguém que não saiba tocar, afinal de contas, para fazer um acorde basta usar um único dedo para pressionar todas as cordas, como uma pestana. A única coisa que muda é a casa onde quem está tocando vai botar o dedo.
Se você reparar, a performance de Roth é bem desleixada, mas tem uma energia e espontaneidade que combinam perfeitamente com sua performance vocal. De fato, não teria sido a mesma coisa se fosse alguém com o nível técnico de Eddie tocando (o que fica mais do que claro na parte da música em que ele entra com sua guitarra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps