Metallica: sem querer, banda fez o Raven perder contrato com a gravadora Elektra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de março de 2022
O famoso executivo musical Michael Alago recentemente participou do podcast Artists On Record. Durante sua aparição, Michael relembrou um episódio que aconteceu nos anos 1980, quando o Metallica, sem querer, "impediu" que a banda inglesa Raven assinasse com a Elektra Records.
"Logo depois que cheguei à Elektra em 83, Johnny [Zazula, fundador da Megaforce Records] me ligou e falou sobre sua gravadora. Ele queria que eu ouvisse alguns dos artistas de sua gravadora. Então, me trouxe uma pequena caixa de discos – talvez ‘Kill 'Em All’, do Metallica, o primeiro álbum do Anthrax, [álbuns do] Raven… E inicialmente, ele queria que eu assinasse com Raven. E eu amo os irmãos Gallagher [John e Mark, vocalista/baixista e guitarrista]. Eles são maravilhosos. E então eu fiz uma demo com eles", disse Michael, em trecho da entrevista transcrito e publicado pelo site Ultimate Guitar.
Tudo estava correndo muito bem para o Raven. Até que James Hetfield e seus camaradas entraram na história e atravessaram a rua do grupo europeu. "Mas o problema foi que eu ouvi ‘Kill 'Em All’. E isso me surpreendeu completamente, porque eu nunca ouvi nada assim – todos nós nunca havíamos ouvido algo assim, nunca. Porque aqueles jovens estavam combinando hard rock, punk rock, heavy metal britânico".
O Metallica ainda continuou na Megaforce Records até 1984, mas a história mudou quando Michel viu um show dos quatro rapazes. "Eu estava no L'Amour, no Brooklyn, com meu amigo Philip Caivano, que todos vocês conhecem do Monster Magnet, e nós perdemos a cabeça. Lembro-me de sentar no bar, Phil estava conversando com Cliff Burton, nosso amado Cliff Burton, enquanto eu estava vagando, bebendo cerveja e conversando com todo mundo. Então, pude vê-los no The Stone em San Francisco; foi quando dei a Lars [Ulrich, baterista] o meu cartão de visita. Você sabe, eu tinha 22 anos e ainda parecia ter 14. E ele [Lars] não conseguia acreditar que eu era um executivo da música. Mas ele viu o cartão da Elektra e eu disse: ‘Se você vier a Nova York, adoraria conversar mais com você’".
Apesar da proposta tentadora, Lars e seus parceiros não responderam imediatamente. Demorou um tempo para uma conversa decisiva. "Eu não tive notícias deles por cerca de seis ou oito meses. Lars me ligou e disse: ‘Você acha que ainda está interessado em nossa banda?’. [Eu respondi] 'Absolutamente!'. Lars disse: ‘Nós vamos tocar no Roseland em agosto de 84. Você vem?’. Eu fui a esse show. Foi incompreensível. Eles arrancaram o telhado proverbial do local. E aquela noite foi a noite em que eu disse: ‘Quer saber? Eu quero vocês na minha vida’ (...). Acho que foi no dia seguinte, todos eles apareceram. Estávamos na sala de conferências, e eu pedi cerveja e comida chinesa. E eu dei a eles muitos discos de vinil do catálogo da Elektra".
O restante da história, todos nós sabemos: o Metallica conquistou o mundo e se tornou uma das bandas mais famosas de todos os tempos. O Raven, que inclusive, participou da primeira turnê dos quatro cavaleiros, não obteve o mesmo sucesso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"


A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
As duas músicas mais difíceis do Metallica de todos os tempos para James Hetfield


