Felipe Machado, do Viper, lança "Primata", seu novo álbum solo
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 13 de março de 2022
Depois dos singles "Medo do Novo", "Na Praia" e "Quinze Anos", agora é a vez do guitarrista e fundador do VIPER, Felipe Machado, lançar "Primata", seu segundo álbum solo. O disco estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 10 de março, em lançamento da ForMusic em parceria com FMLabs, produtora de Machado.
A grande novidade é o idioma: é o primeiro álbum cantado em português por Felipe Machado. "Senti a necessidade de me expressar de maneira mais direta em relação ao público. Apesar de estar acostumado com a sonoridade do inglês depois de tantos anos de VIPER, achei que seria desafiador compor e cantar em português – e são exatamente esses desafios criativos que me inspiram", afirma Machado.
A primeira incursão de Machado pela carreira solo foi em 2015, quando lançou "FMSolo". Com um som que misturava diversas influências e trazia o músico pela primeira vez nos vocais, o álbum teve boa repercussão de crítica e público. Suas canções deram origem a um disco de remixes, "FMX: FMSolo Remixes", lançado em 2020 e com a versões feitas por DJs com renome no Brasil e no exterior.
"Primata" é produzido por Val Santos, com mixagem de Val e Mauricio Cersosimo, e masterização de Mauricio Gargel. Além dos três singles mencionados, o álbum traz seis canções: "Deuses e Monstros", parceria de Felipe Machado e Pit Passarell, conta com a participação do baixista francês Xavier Leblanc, da banda Metrô; "Cinco Minutos" é uma composição de Machado e Yves Passarell; "Alvo", de Machado e do compositor carioca Alvin L, traz uma nova roupagem para a canção gravada pelo VIPER no álbum "Tem Pra Todo Mundo"; "Elnora", versão da banda baiana Cascadura, tem solo do guitarrista Fabiano Carelli, do Capital Inicial; "New York City", a única em inglês, foi composta durante uma temporada de Machado na cidade americana e teve uma versão remix lançada no álbum "FMX".
O disco traz ainda uma composição em homenagem a Andre Matos, ex-vocalista do VIPER e amigo de infância de Machado. "Sentido do Fim" foi escrita na manhã de 8 de junho de 2019, dia da morte do vocalista, pouco antes de Machado de receber a notícia. Inspirada no livro homônimo do escritor britânico Julian Barnes, a incrível coincidência entre o tema da obra e a tragédia com Andre levou Machado a transformá-la em uma homenagem ao amigo. "Primata" fecha com uma versão acústica de "Quinze Anos", apenas voz e violão.
Felipe Machado canta, toca violão e guitarra; a bateria eletrônica foi programada por Val Santos, que também toca baixo. Participaram ainda Leandro Caçoilo e Guilherme Martin, do VIPER, Yves Passarell, do Capital Inicial, além das cantoras Natacha Cersosismo (Toyshop), Bia Barbar, Bia Rhaissem e o baixista Rob Gutierrez (Hollowmind). "Estou muito curioso para saber o que o público vai achar das músicas, já que elas são bem diferentes do VIPER e até mesmo em relação ao meu primeiro disco. Na carreira solo eu sigo o mesmo conceito que aplicamos no VIPER, a vontade constante de vencer desafios e derrubar barreiras", afirma Machado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O álbum que representa o Rock para Felipe Machado, do Viper


