Felipe Machado, do Viper, lança "Primata", seu novo álbum solo
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 13 de março de 2022
Depois dos singles "Medo do Novo", "Na Praia" e "Quinze Anos", agora é a vez do guitarrista e fundador do VIPER, Felipe Machado, lançar "Primata", seu segundo álbum solo. O disco estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 10 de março, em lançamento da ForMusic em parceria com FMLabs, produtora de Machado.
A grande novidade é o idioma: é o primeiro álbum cantado em português por Felipe Machado. "Senti a necessidade de me expressar de maneira mais direta em relação ao público. Apesar de estar acostumado com a sonoridade do inglês depois de tantos anos de VIPER, achei que seria desafiador compor e cantar em português – e são exatamente esses desafios criativos que me inspiram", afirma Machado.
A primeira incursão de Machado pela carreira solo foi em 2015, quando lançou "FMSolo". Com um som que misturava diversas influências e trazia o músico pela primeira vez nos vocais, o álbum teve boa repercussão de crítica e público. Suas canções deram origem a um disco de remixes, "FMX: FMSolo Remixes", lançado em 2020 e com a versões feitas por DJs com renome no Brasil e no exterior.
"Primata" é produzido por Val Santos, com mixagem de Val e Mauricio Cersosimo, e masterização de Mauricio Gargel. Além dos três singles mencionados, o álbum traz seis canções: "Deuses e Monstros", parceria de Felipe Machado e Pit Passarell, conta com a participação do baixista francês Xavier Leblanc, da banda Metrô; "Cinco Minutos" é uma composição de Machado e Yves Passarell; "Alvo", de Machado e do compositor carioca Alvin L, traz uma nova roupagem para a canção gravada pelo VIPER no álbum "Tem Pra Todo Mundo"; "Elnora", versão da banda baiana Cascadura, tem solo do guitarrista Fabiano Carelli, do Capital Inicial; "New York City", a única em inglês, foi composta durante uma temporada de Machado na cidade americana e teve uma versão remix lançada no álbum "FMX".
O disco traz ainda uma composição em homenagem a Andre Matos, ex-vocalista do VIPER e amigo de infância de Machado. "Sentido do Fim" foi escrita na manhã de 8 de junho de 2019, dia da morte do vocalista, pouco antes de Machado de receber a notícia. Inspirada no livro homônimo do escritor britânico Julian Barnes, a incrível coincidência entre o tema da obra e a tragédia com Andre levou Machado a transformá-la em uma homenagem ao amigo. "Primata" fecha com uma versão acústica de "Quinze Anos", apenas voz e violão.
Felipe Machado canta, toca violão e guitarra; a bateria eletrônica foi programada por Val Santos, que também toca baixo. Participaram ainda Leandro Caçoilo e Guilherme Martin, do VIPER, Yves Passarell, do Capital Inicial, além das cantoras Natacha Cersosismo (Toyshop), Bia Barbar, Bia Rhaissem e o baixista Rob Gutierrez (Hollowmind). "Estou muito curioso para saber o que o público vai achar das músicas, já que elas são bem diferentes do VIPER e até mesmo em relação ao meu primeiro disco. Na carreira solo eu sigo o mesmo conceito que aplicamos no VIPER, a vontade constante de vencer desafios e derrubar barreiras", afirma Machado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Obituary anuncia turnê sul-americana com 5 datas no Brasil em fevereiro de 2026
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor


O álbum que representa o Rock para Felipe Machado, do Viper


