Kiss: A logo da banda tem relação com o nazismo? Seu criador responde
Por André Garcia
Postado em 11 de março de 2022
Embora possa passar despercebido pelos mais desatentos, não dá para negar a semelhança entre a logo do Kiss e a Schutzstaffel, a polícia do Partido Nazista. Essa relação é geralmente minimizada como mera coincidência, mas o site Huffpost resolveu insistir na pergunta e investigar mais a fundo.
O Kiss foi formado pelos judeus Paul Stanley e Gene Simmons, esse filho de uma sobrevivente do holocausto. Entretanto, ambos já relataram demonstrações anti-semitas por parte dos outros dois integrantes, principalmente do guitarrista solo Ace Frehley.
Em sua autobiografia, Gene não poderia ter sido mais claro e direto quanto à relação do guitarrista com os seguidores de Hitler: "Ace era fascinado por memorablia nazista, e quando estava bêbado, ele e seus amigos se filmavam vestidos de nazista."
Esse fato é comprovado por uma declaração de Frehley onde ele disse que "independentemente de você concordar ou não com a ideologia de Hitler, há algo de fascinante em seus uniformes. Eu sempre achei que eles tinham os uniformes mais legais. Eram muito elegantes."
E foi justamente Ace Frehley quem criou a logo do Kiss, como ele mesmo contou à Guitar World em 2014: "Fui eu que desenhei a logo do Kiss. Tudo que ele [Paul Stanley] fez foi deixar as linhas retas".
Paul alterou o formato das letras S justamente para evitar que fosse interpretado dessa maneira. O que não funcionou, já que Gene alega que desde 1976 eles são chamados de nazistas por causa da logo.
Em seu livro de 2014, Face the Music, Stanley revelou desconforto com ela: "A ideia de Ace era mais próxima ao SS nazista. Meu pai nunca gostou da nossa logo, porque mesmo a minha versão ele achava muito parecida com o S nazista. Mas pra mim a ficha levou anos para cair, quando ela foi banida da Alemanha, onde imagens associadas aos nazistas são proibidas."
Mas o que diz Ace Frehley sobre ela, afinal? Quando perguntado diretamente sobre o assunto na MTV, ele foi categórico: "Que fique registrado que [a logo do Kiss] não foi baseada em Hitler ou no nazismo. E que também fique registrado que eu não acredito em Hitler, ou em sua ideologia, ou qualquer coisa que ele represente."
Em outra ocasião, ele falou de sua inspiração para o design: "Sabe, se você pegar minha primeira fantasia, tudo tinha raios, e [os S na logo do Kiss] eram dois raios. Toda minha carreira e minhas fantasias sempre tiveram raios. Desde o começo. Eu não pensei na SS, eu pensei em raios."
Fonte:
https://www.huffpost.com/entry/kiss-nazi-logo_n_577430ade4b0bd4b0b13779c
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps