Marcelo Barbosa faz piada com Ed Motta ao explicar escala pentatônica
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de março de 2022
O guitarrista Marcelo Barbosa, do Angra, costuma realizar postagens em seu Instagram oficial tirando dúvidas sobre teoria musical de seus seguidores. Dessa maneira, quando surgiu uma pergunta sobre escala pentatônica, o músico não hesitou e fez uma brincadeira com Ed Motta, que apareceu em um vídeo recente dizendo que "roqueiro só faz pentatônica".
Marcelo Barbosa - Mais Novidades
"A pentatônica está na moda depois que o Ed falou! (risos). É uma escala de cinco notas. É uma das mais usadas, mais famosas. Possui apenas cinco notas, ao contrário da maioria das escalas, que têm sete notas. Na verdade, o próprio nome já dá uma dica. 'Penta' significa 'cinco'. Quando um país é pentacampeão, foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo, por exemplo. Essa escala é muito usada justamente na forma maior dela, você tira o quarto e sétimo graus, eliminando os semitons entre a terça e a quarta e a sétima e a oitava. Quando você tira esses semitons, tira a tensão da escala. Isso faz com que ela seja muito versátil", disse.
Na seção de comentários, os fãs entraram na brincadeira e também fizeram piadas com Ed Motta. "Até parece que o Ed é o Coltrane, as músicas dele são cheias de pentatônicas. A pentatônica é a avenida principal", disse um seguidor. Já outro, elogiou sua performance como professor. "Não só habilidoso com a guitarra, mas também com as palavras. Parabéns pela desenvoltura aí explicar", disse.
As polêmicas opiniões de Ed Motta sobre alguns rockers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Netflix se defende de acusações da banda Demon Hunter
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos

Para Ed Motta, Raul Seixas era "uma merda, um idiota e ruim demais musicalmente"
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
A opinião de Regis Tadeu sobre a treta Ed Motta x Raul Seixas
Para Ed Motta, pessoal do rock é "de direita, misógino, burro e tocador de pentatônica"



