Marcelo Barbosa faz piada com Ed Motta ao explicar escala pentatônica
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de março de 2022
O guitarrista Marcelo Barbosa, do Angra, costuma realizar postagens em seu Instagram oficial tirando dúvidas sobre teoria musical de seus seguidores. Dessa maneira, quando surgiu uma pergunta sobre escala pentatônica, o músico não hesitou e fez uma brincadeira com Ed Motta, que apareceu em um vídeo recente dizendo que "roqueiro só faz pentatônica".
Marcelo Barbosa - Mais Novidades
"A pentatônica está na moda depois que o Ed falou! (risos). É uma escala de cinco notas. É uma das mais usadas, mais famosas. Possui apenas cinco notas, ao contrário da maioria das escalas, que têm sete notas. Na verdade, o próprio nome já dá uma dica. 'Penta' significa 'cinco'. Quando um país é pentacampeão, foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo, por exemplo. Essa escala é muito usada justamente na forma maior dela, você tira o quarto e sétimo graus, eliminando os semitons entre a terça e a quarta e a sétima e a oitava. Quando você tira esses semitons, tira a tensão da escala. Isso faz com que ela seja muito versátil", disse.
Na seção de comentários, os fãs entraram na brincadeira e também fizeram piadas com Ed Motta. "Até parece que o Ed é o Coltrane, as músicas dele são cheias de pentatônicas. A pentatônica é a avenida principal", disse um seguidor. Já outro, elogiou sua performance como professor. "Não só habilidoso com a guitarra, mas também com as palavras. Parabéns pela desenvoltura aí explicar", disse.
As polêmicas opiniões de Ed Motta sobre alguns rockers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
O sonho com a mãe que Jimi Hendrix jamais esqueceu e transformou em uma música delicada
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto

Para Ed Motta, Raul Seixas era "uma merda, um idiota e ruim demais musicalmente"
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
A opinião de Regis Tadeu sobre a treta Ed Motta x Raul Seixas
Para Ed Motta, pessoal do rock é "de direita, misógino, burro e tocador de pentatônica"



