Marcelo Barbosa faz piada com Ed Motta ao explicar escala pentatônica
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de março de 2022
O guitarrista Marcelo Barbosa, do Angra, costuma realizar postagens em seu Instagram oficial tirando dúvidas sobre teoria musical de seus seguidores. Dessa maneira, quando surgiu uma pergunta sobre escala pentatônica, o músico não hesitou e fez uma brincadeira com Ed Motta, que apareceu em um vídeo recente dizendo que "roqueiro só faz pentatônica".
Marcelo Barbosa - Mais Novidades
"A pentatônica está na moda depois que o Ed falou! (risos). É uma escala de cinco notas. É uma das mais usadas, mais famosas. Possui apenas cinco notas, ao contrário da maioria das escalas, que têm sete notas. Na verdade, o próprio nome já dá uma dica. 'Penta' significa 'cinco'. Quando um país é pentacampeão, foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo, por exemplo. Essa escala é muito usada justamente na forma maior dela, você tira o quarto e sétimo graus, eliminando os semitons entre a terça e a quarta e a sétima e a oitava. Quando você tira esses semitons, tira a tensão da escala. Isso faz com que ela seja muito versátil", disse.
Na seção de comentários, os fãs entraram na brincadeira e também fizeram piadas com Ed Motta. "Até parece que o Ed é o Coltrane, as músicas dele são cheias de pentatônicas. A pentatônica é a avenida principal", disse um seguidor. Já outro, elogiou sua performance como professor. "Não só habilidoso com a guitarra, mas também com as palavras. Parabéns pela desenvoltura aí explicar", disse.
As polêmicas opiniões de Ed Motta sobre alguns rockers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A música do Queensryche que inspirou um dos maiores clássicos do Megadeth
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência

Para Ed Motta, Raul Seixas era "uma merda, um idiota e ruim demais musicalmente"
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
A opinião de Regis Tadeu sobre a treta Ed Motta x Raul Seixas
Para Ed Motta, pessoal do rock é "de direita, misógino, burro e tocador de pentatônica"



