Marcelo Barbosa faz piada com Ed Motta ao explicar escala pentatônica
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de março de 2022
O guitarrista Marcelo Barbosa, do Angra, costuma realizar postagens em seu Instagram oficial tirando dúvidas sobre teoria musical de seus seguidores. Dessa maneira, quando surgiu uma pergunta sobre escala pentatônica, o músico não hesitou e fez uma brincadeira com Ed Motta, que apareceu em um vídeo recente dizendo que "roqueiro só faz pentatônica".
Marcelo Barbosa - Mais Novidades
"A pentatônica está na moda depois que o Ed falou! (risos). É uma escala de cinco notas. É uma das mais usadas, mais famosas. Possui apenas cinco notas, ao contrário da maioria das escalas, que têm sete notas. Na verdade, o próprio nome já dá uma dica. 'Penta' significa 'cinco'. Quando um país é pentacampeão, foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo, por exemplo. Essa escala é muito usada justamente na forma maior dela, você tira o quarto e sétimo graus, eliminando os semitons entre a terça e a quarta e a sétima e a oitava. Quando você tira esses semitons, tira a tensão da escala. Isso faz com que ela seja muito versátil", disse.
Na seção de comentários, os fãs entraram na brincadeira e também fizeram piadas com Ed Motta. "Até parece que o Ed é o Coltrane, as músicas dele são cheias de pentatônicas. A pentatônica é a avenida principal", disse um seguidor. Já outro, elogiou sua performance como professor. "Não só habilidoso com a guitarra, mas também com as palavras. Parabéns pela desenvoltura aí explicar", disse.
As polêmicas opiniões de Ed Motta sobre alguns rockers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire

Para Ed Motta, Raul Seixas era "uma merda, um idiota e ruim demais musicalmente"
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
A opinião de Regis Tadeu sobre a treta Ed Motta x Raul Seixas
Para Ed Motta, pessoal do rock é "de direita, misógino, burro e tocador de pentatônica"
Marcelo Barbosa comenta saída de Fabio Lione do Angra; "Continue seu lindo voo, seja onde for"


