Slash fala sobre a influência de Jimi Hendrix, e suas músicas preferidas dele
Por André Garcia
Postado em 24 de abril de 2022
Ao longo dos anos 60, a guitarra se tornou o símbolo do rock e na década seguinte era difícil imaginar uma grande banda sem um grande guitarrista: Led Zeppelin tinha Jimmy Page, Deep Purple tinha Ritchie Blackmore, Black Sabbath tinha Tony Iommi...
No entanto, nos anos 80 a guitarra distorcida perdeu espaço para os teclados e sintetizadores entre as bandas daquilo que foi rotulado como hair metal. Na segunda metade da década o Guns N' Roses resgatou o bom e velho rock pesado sem frescura e o colocou de volta no topo. E uma das imagens mais marcantes da banda era a de Slash com sua cartola como marca registrada.
Jimi Hendrix foi praticamente o criador daquele arquétipo — o guitarrista rockstar — e foi uma das maiores influências do guitarrista do Guns N' Roses. No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, o primeiro contato dele com o rock foi através dos medalhões da cena britânica. "Fui criado pelo eu pai a base de rock inglês", disse ele. "Sabe, The Kinks, Cream, Yardbirds, [Rolling] Stones e Beatles."
Em entrevista em 2011, Slash revelou: "Não tomei conhecimento de Jimi [Hendrix] até eu me mudar para Los Angeles [por volta de 1970]. A partir dali, era Hendrix, The Doors, The Mamas & the Papas, [Jefferson] Starship… Tudo aquilo estava rolando, mas Jimi era empolgante, sabe? Ele era a personificação do guitarrista selvagem."
"Quando penso em Jimi agora, eu começo a entender como devia ser um rockstar em 1967/68. Aqueles eram tempos tão loucos porque tudo era novidade e pioneiro, e todo mundo surgia com uma mentalidade tão diferente. Havia questões políticas que exerciam uma grande influência na cultura jovem, e a garotada estava no controle da própria vida, tinha o futuro em suas mãos."
"Acredito que o que chamava atenção em Jimi era aquele estilo fluído sem precedente de tocar guitarra, que praticamente gritava. Ele tinha um som tão em outro patamar que me atraía."
Quando perguntado sobre suas músicas preferidas de Jimi Hendrix, a resposta de Slash foi: "Os dois primeiros discos são meus favoritos. 'Axis: Bold as Love' é meu álbum preferido do Hendrix. Sou muito fã de 'Little Wing'. 'Voodoo Chile' é ótima, e também a versão de 'Machine Gun' ao vivo no Fillmore [do álbum 'Band of Gypsys']."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Bret Michaels ficou em dúvida entre Slash ou C.C. DeVille no Poison
Slash queria que o Guns N' Roses fosse uma banda mais na linha do Motörhead
A música do Guns N' Roses que o guitarrista Slash mais gosta de tocar ao vivo
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"


