Iggy Pop conta o dia que David Bowie o apresentou a John Lennon em Hong Kong
Por André Garcia
Postado em 02 de abril de 2022
Durante sua adolescência, Iggy Pop tinha os Beatles quase que como uma religião, de tão fã que era. E, graças a seu amigo David Bowie, em 1977 ele realizou o sonho de conhecer John Lennon — não numa festa nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas num rolê pra lá de aleatório em Hong Kong.
Tudo começou no início dos anos 70, quando Bowie foi para os Estados Unidos e conheceu seu ídolo Iggy Pop, então vocalista do The Stooges. A partir dali, o inglês se tornou uma espécie de mentor para o americano, e salvou sua carreira da (auto) destruição em mais de uma ocasião.
"A amizade era basicamente que ele me resgatou de uma aniquilação profissional garantida", disse Iggy após a morte de David, "e a provável aniquilação pessoal — simples assim! Ele foi mais um benfeitor do que um amigo, no sentido que a maioria das pessoas entende uma amizade. Ele desviou de seu caminho para depositar em mim um pouco de carma positivo."
Já a amizade entre David Bowie e John Lennon surgiu em 1974, quando eles foram apresentados pela atriz Elizabeth Taylor. Ambos estavam passando por um momento caótico em suas vidas pessoais, abusando de bebida e outras substâncias mais.
No ano seguinte eles trabalharam juntos em "Young Americans", que marcou a transição do camaleão do rock do glam para o soul. O ex-beatle tocou guitarra e gravou backing vocal no cover de "Across the Universe", e ainda foi co-autor de "Fame", primeiro single de Bowie a chegar ao topo das paradas americanas.
A partir dali, eles se tornaram bons amigos, mas acabaram se afastando quando John se reconciliou com Yoko e David se mudou para Berlin com Iggy. Imagine a surpresa que foi quando, conforme publicado pelo site faroutmagazine.co.uk, um belo dia eles se esbarraram num hotel em Hong Kong!
"Eu conheci John em Hong Kong em 1977", contou Iggy em entrevista ao The Independent, em 2005, "ele estava viajando com Sean, que tinha uns dois anos, a caminho de encontrar Yoko no Japão. Eu estava com David Bowie e Coco Schwab, amiga e assistente pessoal dele, voltando de turnê do Japão para a Europa."
"A porta do elevador se abriu e lá estava ele, no foyer do hotel, com uma camiseta de basquete maior que ele. Ele deu um grande abraço em David e o cumprimentou com um sorrisão, tipo uma risada. Eu fiquei surpreso de ver um gigante da indústria musical britânica dando tamanha demonstração de afeto."
"Nós jantamos juntos umas duas vezes", continuou ele, "nós quatro, depois de Sean ir dormir. E também um strip bar uma vez, e uma vez tomamos chá num esnobe country clube. Ele realmente sabia chamar atenção quando queria. Nesses dois últimos lugares, quando o atendimento demorava, ele levantava e dizia, meio rindo, meio gritando: 'Vocês já ouviram falar nos Beatles?' Eu acho que ele estava curtindo. Eu sei que eu estava!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps