Se você curte indie e rock alternativo, então precisa conhecer Elefante Cinza
Por André Garcia
Postado em 18 de junho de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Elefante Cinza é o projeto solo (embora ele não chame assim) indie do guitarrista, vocalista e compositor Rodrigo de Andrade. Uma revelação da era pós-pandemia do underground carioca, ele divulga o lançamento de seu show virtual: O Riso dos que Não Choram — promovendo EP de mesmo nome, lançado em 2021.
Influenciado por Radiohead, Tame Impala e Jack White, Elefante Cinza faz um som fácil de entender e difícil de explicar. Como um cosmonauta, Rodrigo canta sensíveis poesias sobre inquietações existenciais, e retrata o necessitar da arte para prosseguir. O músico reverencia sem se curvar, e busca mais se descobrir do que se espelhar.
Seu trabalho é marcado pela busca por sua identidade própria, sua impressão digital musical — tirando fotografias musicais de si mesmo para poder se ver. Como um espelho. Sendo assim, é uma banda que recomendo a quem quiser ouvir algo que, se não for novo, pelo menos é diferente — ou seria o contrário?
Disponível no YouTube, o show virtual O Riso dos que Não Choram apresenta Rodrigo de Andrade só: o músico canta tocando guitarra ou teclado sobre bases arranjadas e pré-gravadas por ele próprio. Confira abaixo.
Com pouco menos de 25 minutos de duração, o repertório é composto por seis músicas, sendo "Open The Floodgates" cover de The Smile. "Eu só senti que queria tocar", disse Rodrigo, "uma necessidade mesmo. Veio de forma intuitiva, e me parece ter encaixado bem ali."
Quatro das outras faixas (The Meeting, Pertencer, Mente Eufórica e Cruz) são de seu segundo EP, também chamado "O Riso dos que Não Choram". EP esse que apresentou um claro amadurecimento técnico, estético e artístico de seu trabalho. Já "Sofia" faz parte do primeiro EP, "Ensaio para o Erro" (2020), indicado para quem quiser conhecer o ponto de partida do projeto.
Já pensando no futuro, Elefante Cinza em abril deste ano lançou o single "Cúpula do Horizonte", que pode ser um indício do que está por vir. Confira abaixo:
O próximo passo para a banda agora é levar o show do YouTube para os palcos. Mas, dessa vez, acompanhado de músicos — em carne e osso! — no lugar das backing tracks.
Rodrigo surgiu na banda Damas do Nada no circuito independente de Belo Horizonte na segunda metade da década passada. Com o fim da banda, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde embarcou no Elefante Cinza: um projeto que define como "um processo solitário". "Tem mais a ver com o gosto e o querer de criar ali um mundo meu", disse ele (que acha que "talvez seja um pouco individualista").
Descubra Elefante Cinza ouvindo a banda nas plataformas digitais. E, se quiser saber o porquê desse nome, pergunte a Rodrigo de Andrade no Instagram @elefantecinza_ [www.instagram.com/@elefantecinza_].
Acesse:
www.linktr.ee/elefantecinza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps