A reação de Jimi Hendrix ao assistir King Crimson ao vivo
Por André Garcia
Postado em 10 de agosto de 2022
O dia 18 de setembro de 1970 ficou marcado na história da música pela trágica morte de Jimi Hendrix, considerado um dos grandes guitarristas de todos os tempos. Portanto, ele por pouco não pegou a era de ouro do rock progressivo, com obras-primas de bandas como Yes, Genesis e King Crimson.
King Crimson foi formado no final dos anos 60 pelo sisudo guitarrista com pinta de cientista louco musical Robert Fripp — o único membro a fazer parte de todas as suas inúmeras formações. Conforme publicado pela Ultimate-Guitar, para a Killer Guitar Rigs ele relembrou sua única história com Hendrix.
"De tempos em tempos, sempre que o aniversário de Hendrix é comemorado, várias revistas de guitarra ou a MTV me pedem para comentar sobre ele. A única vez que encontrei Jimi Hendrix foi num clube em Mayfair [Londres] quando o [King] Crimson tocou lá, em 1969."
"Aquela foi a primeira vez que eu sentei. Eu sempre toquei guitarra sentado, mas para tocar numa banda de rock, você não podia sentar. Ninguém sentava para tocar guitarra! Eu senti, acho que depois de 12 apresentações com o Crimson de 69, que era para mim impossível ficar em pé e tocar. Greg Lake disse 'Não fica sentado que você parece um cogumelo!' Na minha visão, um cogumelo era símbolo de fertilidade em muitas culturas [risos]."
"Então o pessoal da E. G. [Records] comprou um banquinho pintado de preto, que foi colocado no palco no clube Revolution. Depois do primeiro set, no camarim, um homem [Jimi Hendrix] veio até mim com um terno branco e com uma bolsa branca no braço. Uma das pessoas mais iluminadas que já vi. Ele veio até mim e disse: 'Aperta minha mão esquerda, cara. É a mais perto do meu coração."
No entanto, foi apenas em 1981, mais de 10 anos após sua morte, que Robert soube o que Jimi achou da apresentação:
"[A irmã do baterista Michael Giles] disse para mim: 'Lembra da vez que Hendrix assistiu ao King Crimson?' Eu respondi 'É claro que lembro, essa é a minha [única] história com ele. Então ela disse "Você sabia que eu estava sentada numa mesa do lado de Jimi Hendrix?' Eu disse que não, e ela falou que ele estava pulando e dizendo: 'Essa é a melhor banda do mundo!' Com toda modéstia, esse é o maior cartão de visitas que qualquer músico pode apresentar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps