Megadeth: como Kiko Loureiro bateu recorde de coautoria em novo álbum
Por Igor Miranda
Postado em 24 de outubro de 2022
Kiko Loureiro bateu uma espécie de recorde criativo em "The Sick, the Dying... and the Dead!", novo álbum do Megadeth. O guitarrista co-criou oito das 12 músicas presentes na tracklist convencional do disco.
Megadeth - Mais Novidades
Desconsiderado "Youthanasia" (1994), onde todos os integrantes foram creditados por criarem todas as músicas – ainda que exista certa controvérsia em torno dessa informação –, nenhum outro integrante do Megadeth teve tantos créditos autorais junto ao líder Dave Mustaine em um mesmo álbum. Uma marca impressionante para o músico brasileiro, que abordou o assunto em entrevista ao canal IgorMiranda.com.br no YouTube.
"Eu reflito sobre isso. Não sei como era no passado, tá? O Mustaine pode ter mudado também. As pessoas mudam, ficam mais velhas e pensam de forma diferente. Mas não acho que foi isso. Acho que a questão de você conversar de criador para criador. Porque o Mustaine sabe o que é Megadeth. Para contribuir, você tem que saber muito bem o que é Megadeth e o tipo de música, o público. Tem que conversar de uma forma que um criador conversa com outro criador", disse Kiko, inicialmente.
O guitarrista relembrou os relacionamentos criativos que teve com Rafael Bittencourt, Edu Falaschi e Andre Matos, seus ex-colegas de Angra. "Tem umas ideias que são viagens na cabeça da pessoa. Quando alguém te mostra algo, você tem que conseguir entrar na cabeça e saber o que a pessoa está imaginando e querendo com aquilo. Tem uma investigação disso aí – e um respeito pela criação. De repente você nem acha a ideia tão legal, mas você não pode falar ‘ah, essa ideia não está legal’ sem ter tempo de investigar, ouvir, entender onde quer chegar", afirmou.
Na visão de Loureiro, é essencial entender que nem sempre um músico conseguirá transmitir perfeitamente a ideia que teve. "Você entendendo isso, começa a criar uma segurança. Da mesma forma, quando você mostra suas ideias, também é bom tentar trazer a pessoa para dentro do que você está imaginando. Quando você mostra suas ideias, meio que você está mostrando quem você é. E tem muito ego e disputa porque você está inseguro naquilo. Se você quer um espaço também porque está inseguro e a pessoa sente, não é tão fácil conquistar, porque você está forçando a barra. Ou por outros motivos: ‘ah porque quero meu nome’, ‘quero dinheiro’ ou qualquer coisa assim", declarou.
O cuidado com o processo autoral faz com que Kiko apresente ideias mais consolidadas em busca de colaborar com a banda, não de apenas obter créditos por uma criação. "Quando é nitidamente em prol do álbum, da música, da arte, do negócio – e você consegue ao longo do tempo mostrar isso e trabalhar dessa forma –, começa a tirar essas barreiras, esses muros. Começa a transitar melhor a conversa da criação e aí você tem o resultado", pontuou.
Assista à entrevista completa no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato


As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine acredita que novo disco do Megadeth trará vida nova ao thrash metal
Dave Mustaine diz que ex-membros do Megadeth falam mal dele na imprensa
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
"Nunca contratei um amigo para o Megadeth", diz Dave Mustaine
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado


