O músico incrível que foi induzido três vezes ao Hall da Fama do Rock
Por Bruce William
Postado em 02 de outubro de 2022
Na indústria do entretenimento, recordes e marcos são alcançados e superados o tempo todo. Mas um artista conseguiu uma façanha dificílima e que, até o momento, ninguém mais atingiu: ele foi introduzido nada menos que três vezes no Hall da Fama do Rock.
Conforme explica o Far Out Magazine, a proeza é ainda mais notória ao consideramos a quantidade avassaladora de grandes talentos que surgiram no século vinte, sem contar que a definição do que seria rock & roll para a academia do Hall da Fama se tornou bastante elástica, a ponto de abranger desde os Beatles até o rapper Eminem.
Para ser indicado ao Hall da Fama do Rock o artista tem que ter lançado seu primeiro trabalho há pelo menos 25 anos. A escolha é feita mediante cédulas enviadas para mais de mil "especialistas em Rock" que ninguém sabe ao certo quem são, que avaliam os candidatos e votam nos que devem ser empossados. A matemática é simples e direta: quem tem mais voto ganha.
E há uma brecha que permite que alguns artistas individuais sejam induzidos mais de uma vez, pois pode acontecer deles serem contemplados por terem feito parte de uma banda e em carreira solo. O exemplo mais claro disso é o dos Beatles, pois cada um de seus integrantes tem uma indicação como artista solo e também uma indicação em nome da banda. Outro exemplo é o de Dave Grohl, que foi premiado como membro do Nirvana e também como membro do Foo Fighters.
Na verdade, há vários casos de artistas com duas premiações no Hall da Fama, mas apenas um conseguiu a façanha de ter três induções: o guitarrista Eric Clapton.
A primeira aconteceu em 1992, quando Clapton ganhou pelo seu trabalho com o lendário The Yardbirds, banda pré-Led Zeppelin e que contou com músicos como Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page; no ano seguinte, Clapton ganhou novamente uma indução graças ao Cream, supergrupo dos anos sessenta que além de Clapton contava com o baixista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker. E em 2000 foi a vez de sua carreira solo ser agraciada com uma indução ao Hall da Fama.
Há quem diga que Dave Grohl, que já tem duas induções graças ao seu trabalho com o Nirvana e o Foo Fighters, pode vir a ser contemplado com mais alguma. Mas Clapton também tem suas cartas na manga: ele ainda não foi premiado pelo trabalho no Blind Faith e no Derek and the Dominos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps