Bush é grunge? Gavin Rossdale se incomoda com o rótulo? Ele responde
Por Igor Miranda
Postado em 11 de novembro de 2022
Ainda que tenha surgido no Reino Unido e não em Seattle, nos Estados Unidos, o Bush foi rotulado inicialmente como uma banda grunge devido às semelhanças com outros grupos do movimento, especialmente Nirvana. Com o passar do tempo, ganhou outro título, post-grunge, mesmo com as sucessivas mudanças de abordagem nos trabalhos.
O que Gavin Rossdale pensa sobre isso? Em entrevista ao canal IgorMiranda.com.br no YouTube, o vocalista e guitarrista do Bush refletiu sobre o fato de o Bush ter sido classificado como grunge e até hoje lidar com esse tipo de comparação apesar de ter lançado trabalhos como "The Art of Survival", o mais recente, que pouco ou nada tem a ver com o subgênero.
"Às vezes nós somos reduzidos a uma só fonte, mas somos muitas coisas enquanto pessoas. Tipo... o grunge morreu antes de começarmos de certa forma. Grunge morreu com o Kurt. Não acho que isso vá mudar, mas não somos grunge nem um pouco. As pessoas gostam de rotular, porque facilita o trabalho delas, é mais fácil não pensar nessas coisas", afirmou, inicialmente.
Na visão de Rossdale, o nome "grunge" já perdeu até mesmo o seu significado, tendo em vista que o rótulo foi atribuído a tantos artistas que sequer faziam parte do movimento. "Às vezes falamos tanto grunge, que não significa nada. Houve o renascimento no fim dos anos 1990, nos anos 2000, é um círculo que não acaba, nada permanece o mesmo", declarou.
Falem do Bush!
Apesar de deixar claro que o Bush não é grunge, Gavin Rossdale disse não se importar com os rótulos. No fim das contas, o que importa para o músico é que as pessoas continuem falando sobre – e ouvindo, é claro – sua banda.
"Contanto que eles continuem falando de nós... eu não quero ser apenas dos anos 90, este (‘The Art of Survival’) é um álbum vital de 2022, então faz muito tempo. É um pouco rude, de certa forma, mas por outro lado, é um privilégio termos tanto sucesso nos anos 90, poderíamos nem ser lembrados, tipo quem diabos é você? Não há garantia que se lembrarão de você. A maior lição é não levar para o lado pessoal, não levo para o pessoal, é o que é", afirmou.
Por fim, ele reforçou que sua banda não faz parte do movimento e que seus trabalhos atuais podem ser apenas descritos como "heavy rock". "Não tem nada a ver com grunge. Não sei nem se já criei algo grunge. Sei que tem algumas músicas com um toque grunge, mas é que se não você não canta rock com aquela voz típica das bandas da Sunset Strip, voz aguda, é assim que sua música soa. Seja lá a forma que você queira chamar... grunge dos anos 90, o cara do heavy rock, é a mesma voz, estou dando o meu melhor. Inclusive, tentarei ir ao Brasil mais do que duas vezes, sério", concluiu, mencionando o fato de que seu grupo fez apenas duas turnês pelo país até hoje.
"The Art of Survival" está disponível nas plataformas digitais. A entrevista completa com Gavin Rossdale pode ser assistida, com legendas em português, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps