Bush é grunge? Gavin Rossdale se incomoda com o rótulo? Ele responde
Por Igor Miranda
Postado em 11 de novembro de 2022
Ainda que tenha surgido no Reino Unido e não em Seattle, nos Estados Unidos, o Bush foi rotulado inicialmente como uma banda grunge devido às semelhanças com outros grupos do movimento, especialmente Nirvana. Com o passar do tempo, ganhou outro título, post-grunge, mesmo com as sucessivas mudanças de abordagem nos trabalhos.
O que Gavin Rossdale pensa sobre isso? Em entrevista ao canal IgorMiranda.com.br no YouTube, o vocalista e guitarrista do Bush refletiu sobre o fato de o Bush ter sido classificado como grunge e até hoje lidar com esse tipo de comparação apesar de ter lançado trabalhos como "The Art of Survival", o mais recente, que pouco ou nada tem a ver com o subgênero.
"Às vezes nós somos reduzidos a uma só fonte, mas somos muitas coisas enquanto pessoas. Tipo... o grunge morreu antes de começarmos de certa forma. Grunge morreu com o Kurt. Não acho que isso vá mudar, mas não somos grunge nem um pouco. As pessoas gostam de rotular, porque facilita o trabalho delas, é mais fácil não pensar nessas coisas", afirmou, inicialmente.
Na visão de Rossdale, o nome "grunge" já perdeu até mesmo o seu significado, tendo em vista que o rótulo foi atribuído a tantos artistas que sequer faziam parte do movimento. "Às vezes falamos tanto grunge, que não significa nada. Houve o renascimento no fim dos anos 1990, nos anos 2000, é um círculo que não acaba, nada permanece o mesmo", declarou.
Falem do Bush!
Apesar de deixar claro que o Bush não é grunge, Gavin Rossdale disse não se importar com os rótulos. No fim das contas, o que importa para o músico é que as pessoas continuem falando sobre – e ouvindo, é claro – sua banda.
"Contanto que eles continuem falando de nós... eu não quero ser apenas dos anos 90, este (‘The Art of Survival’) é um álbum vital de 2022, então faz muito tempo. É um pouco rude, de certa forma, mas por outro lado, é um privilégio termos tanto sucesso nos anos 90, poderíamos nem ser lembrados, tipo quem diabos é você? Não há garantia que se lembrarão de você. A maior lição é não levar para o lado pessoal, não levo para o pessoal, é o que é", afirmou.
Por fim, ele reforçou que sua banda não faz parte do movimento e que seus trabalhos atuais podem ser apenas descritos como "heavy rock". "Não tem nada a ver com grunge. Não sei nem se já criei algo grunge. Sei que tem algumas músicas com um toque grunge, mas é que se não você não canta rock com aquela voz típica das bandas da Sunset Strip, voz aguda, é assim que sua música soa. Seja lá a forma que você queira chamar... grunge dos anos 90, o cara do heavy rock, é a mesma voz, estou dando o meu melhor. Inclusive, tentarei ir ao Brasil mais do que duas vezes, sério", concluiu, mencionando o fato de que seu grupo fez apenas duas turnês pelo país até hoje.
"The Art of Survival" está disponível nas plataformas digitais. A entrevista completa com Gavin Rossdale pode ser assistida, com legendas em português, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"


Inesquecíveis: 20 músicas que marcaram os anos 1990 - Parte 3
Metal Hammer: as melhores músicas sobre o ato de beber


