Como Titãs evitou que "Epitáfio" parecesse exploração da morte de Marcelo Fromer
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de dezembro de 2022
A música "Epitáfio" é o maior sucesso dos Titãs pelo menos no que diz respeito ao número de streamings no Spotify. Com quase 100 milhões de reproduções, o hit do álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (2001) fala sobre nossa relação com a morte.
Devido ao trágico acontecimento da morte do titã Marcelo Fromer na mesma época do lançamento, a banda ficou com medo que os fãs achassem que "Epitáfio" parecesse exploração da tragédia – embora a canção tenha sido composta antes e Marcelo até mesmo ajudou no arranjo.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, os escritores Hérica Marmo e Luiz André Alzer, do livro "A vida até parece uma festa: A história completa dos Titãs" explicaram como os Titãs enxergaram a situação delicada.
"Nós acompanhamos de perto ela se transformando em um megahit. Quando começamos as entrevistas da primeira versão do livro, eles tinham acabado de lançar o álbum ‘A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana’. Eles não estavam trabalhando ‘Epitáfio’, porque iam trabalhar a faixa-título. Já era uma música impactante logo de cara.
Para muita gente, essa música bateu por conta da morte do Marcelo Fromer aos 39 anos. A letra fala sobre aproveitar a vida. Só que eles fizeram a música antes. O Marcelo inclusive ajudou o Sérgio Britto a chegar naquele refrão", disse Hérica.
"Ela não foi escolhida a princípio por conta da morte do Marcelo Fromer. Essa música fala sobre morte e veio essa decisão em conjunto dos Titãs e da gravadora de não parecer que estavam explorando a morte do Marcelo com a música. Eles sabiam que era boa, mas seguraram. O Caetano Veloso ficou chapado quando ouviu ‘Epitáfio’ pela primeira vez! Ele viu que tinha vocação para o sucesso. Eles não esperavam o sucesso, mas nunca podem tirar o repertório agora!", concluiu Alzer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps