Como Titãs evitou que "Epitáfio" parecesse exploração da morte de Marcelo Fromer
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de dezembro de 2022
A música "Epitáfio" é o maior sucesso dos Titãs pelo menos no que diz respeito ao número de streamings no Spotify. Com quase 100 milhões de reproduções, o hit do álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (2001) fala sobre nossa relação com a morte.
Titãs - Mais Novidades
Devido ao trágico acontecimento da morte do titã Marcelo Fromer na mesma época do lançamento, a banda ficou com medo que os fãs achassem que "Epitáfio" parecesse exploração da tragédia – embora a canção tenha sido composta antes e Marcelo até mesmo ajudou no arranjo.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, os escritores Hérica Marmo e Luiz André Alzer, do livro "A vida até parece uma festa: A história completa dos Titãs" explicaram como os Titãs enxergaram a situação delicada.
"Nós acompanhamos de perto ela se transformando em um megahit. Quando começamos as entrevistas da primeira versão do livro, eles tinham acabado de lançar o álbum ‘A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana’. Eles não estavam trabalhando ‘Epitáfio’, porque iam trabalhar a faixa-título. Já era uma música impactante logo de cara.
Para muita gente, essa música bateu por conta da morte do Marcelo Fromer aos 39 anos. A letra fala sobre aproveitar a vida. Só que eles fizeram a música antes. O Marcelo inclusive ajudou o Sérgio Britto a chegar naquele refrão", disse Hérica.
"Ela não foi escolhida a princípio por conta da morte do Marcelo Fromer. Essa música fala sobre morte e veio essa decisão em conjunto dos Titãs e da gravadora de não parecer que estavam explorando a morte do Marcelo com a música. Eles sabiam que era boa, mas seguraram. O Caetano Veloso ficou chapado quando ouviu ‘Epitáfio’ pela primeira vez! Ele viu que tinha vocação para o sucesso. Eles não esperavam o sucesso, mas nunca podem tirar o repertório agora!", concluiu Alzer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
Paul McCartney disponibiliza documentário sobre Buddy Holly em seu canal no YouTube
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início

Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
A acusação sobre os Titãs que Rick Bonadio rebate: "Isso é a maior besteira"
O megahit dos Titãs que introdução tem timbre igual ao de Peter Gabriel
Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs


