Como Titãs evitou que "Epitáfio" parecesse exploração da morte de Marcelo Fromer
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de dezembro de 2022
A música "Epitáfio" é o maior sucesso dos Titãs pelo menos no que diz respeito ao número de streamings no Spotify. Com quase 100 milhões de reproduções, o hit do álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (2001) fala sobre nossa relação com a morte.
Titãs - Mais Novidades
Devido ao trágico acontecimento da morte do titã Marcelo Fromer na mesma época do lançamento, a banda ficou com medo que os fãs achassem que "Epitáfio" parecesse exploração da tragédia – embora a canção tenha sido composta antes e Marcelo até mesmo ajudou no arranjo.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, os escritores Hérica Marmo e Luiz André Alzer, do livro "A vida até parece uma festa: A história completa dos Titãs" explicaram como os Titãs enxergaram a situação delicada.
"Nós acompanhamos de perto ela se transformando em um megahit. Quando começamos as entrevistas da primeira versão do livro, eles tinham acabado de lançar o álbum ‘A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana’. Eles não estavam trabalhando ‘Epitáfio’, porque iam trabalhar a faixa-título. Já era uma música impactante logo de cara.
Para muita gente, essa música bateu por conta da morte do Marcelo Fromer aos 39 anos. A letra fala sobre aproveitar a vida. Só que eles fizeram a música antes. O Marcelo inclusive ajudou o Sérgio Britto a chegar naquele refrão", disse Hérica.
"Ela não foi escolhida a princípio por conta da morte do Marcelo Fromer. Essa música fala sobre morte e veio essa decisão em conjunto dos Titãs e da gravadora de não parecer que estavam explorando a morte do Marcelo com a música. Eles sabiam que era boa, mas seguraram. O Caetano Veloso ficou chapado quando ouviu ‘Epitáfio’ pela primeira vez! Ele viu que tinha vocação para o sucesso. Eles não esperavam o sucesso, mas nunca podem tirar o repertório agora!", concluiu Alzer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"


O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
O hit dos Titãs que só foi batizado após banda confirmar informação com dentista
O álbum pesado dos Titãs que Nando Reis considera "horrível"; "Eu não ouço esse disco"


