Como Beatles influiu em "Clube da Esquina" mesmo Milton Nascimento não curtindo tanto
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de dezembro de 2022
O disco "Clube da Esquina", de 1972, é apontado por muitos como o maior álbum da música brasileira de todos os tempos. Participaram do álbum artistas como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes e o som é uma mistura de música brasileira com pitadas de rock.
Em entrevista ao Corredor 5, Chris Fuscaldo, que está lançando um livro sobre o "Clube da Esquina", explicou como a sonoridade dos Beatles acabou se fazendo presente no disco mesmo que a banda britânica não tenha influenciado Milton Nascimento, o principal mentor do projeto.
"No caso de ‘O Trem Azul’, composta por Lô Borges e Ronaldo Bastos, temos que centrar nossa atenção na figura desse jovem de 18 anos fanático por Beatles que iniciava sua vida artística naquele ano de 1972. É bom lembrar que além do ‘Clube’, Lô gravaria seu primeiro álbum homônimo, que leva seu nome, naquele ano. Quando perguntei para ele as diferenças entre sua musicalidade e a de Milton Nascimento, o que dá um charme especial ao disco, ele admitiu que o negócio dele era Beatles. Ele tirava as coisas de ouvido. Essa influência dos Beatles não pegou tanto no Milton, que é dez anos mais velho", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps