Resenha - Survive - Stratovarius
Por Michel Sales
Postado em 08 de dezembro de 2022
Nota: 8
Sobreviver é o recado de Survive, 16º álbum do Stratovarius destacando novamente uma produção cristalina e épica sob canções naturalmente grudentas, mas com melodias e fraseados ríspidos tentando impregnar mais esperança para a humanidade que acelera a destruição de si mesma.
Com riffs energizantes, sonoridade pesada e sombria sob medida, Timo Kotipelto (V), Jens Johansson (K), Matias Kupiainen (G), Lauri Porra (B) e Rolf Pilve (D) atentam para o ouvinte reparar de perto e enxergar, não somente ver, mas enxergar de verdade o caos norteado silenciosamente - também descaradamente - pelas lideranças mundiais incendiando o mundo, controlando repetidamente os sistemas com persuasão psicológica.
Essa é uma das interpretações mais diretas do novo disco, lançado após sete anos de Eternal. E Survive é mesmo um trabalho que remete a necessidade da humanidade enfrentar com reflexão e ação inteligente a tomada por um futuro sem a ardência das chamas. Vide sua capa majestosa e perceba o fim do amor, onde os dias de glória ruíram diante da destruição desencadeada, mas no dissabor de um mundo conturbado somente a natureza não lamenta as lástimas humanas, e então ressurge como uma fênix.
E assim, com dinamismo de sobra, os finlandeses deslancham novas sagas no multiverso do Power Metal, sobretudo, numa pegada ainda mais metafórica e progressiva desprendida com maturidade e química entre os veteranos e a nova corrente de músicos. Sem mais nem menos, Survive é deveras um forte e divertido álbum; ouça as 11 faixas da nova bolacha açucarada e deixe a sobrevivência colapsar seus tímpanos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps