Avião de Edu Falaschi enfrenta granizo e banda relata pânico: "Quase morremos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de dezembro de 2022
O avião que transportava Edu Falaschi para show na Argentina passou por uma tempestade de granizo e integrantes da banda relataram pânico. Confira abaixo o depoimento do baixista Raphael Dafras.
"Vou dar um breve resumo nesse voo conturbado. Foi um livramento de deus estar aqui para contar a história. Agradeço todas as mensagens que recebi. Vou colocar minha perspectiva pela minha visão de dentro do avião. Na descida em Buenos Aires, pegamos uma forte tempestade. Em 15 anos que faço voos no Brasil e fora, nunca tive essa experiência de fazer pouso forçado no meio da tempestade de granizo. Foi surreal. Aconteceu alguma coisa séria e precisamos pousar depois de três tentativas de pouso em Buenos Aires. Fomos para uma cidade vizinha e todo mundo ficou se perguntando o que estava acontecendo. Era um barulho ensurdecedor do granizo. A sensação era que já era. Depois da tempestade, ele desceu que parecia que estava indo de bico. Ali foi sinistro. Não sei. O piloto foi muito bom em conduzir essa situação. Todos estavam chorando, foi assustador. Pousamos nesse aeroporto sem estrutura para receber um avião de grande porte. Por virtude disso, ficamos quatro horas dentro do avião esperando, mas o avião foi muito danificado. Conseguimos sair depois do avião e nossas malas ficaram. O aeroporto não tinha estrutura para receber o avião e não conseguimos resgatar as malas. Precisamos viajar de van com a roupa do corpo até Buenos Aires. Pegamos uma van para dar tempo de chegar para o show. Viajamos um dia antes do show, então não precisamos cancelar. A turnê não foi comprometida. Estamos aqui vivos, graças a deus. Foi uma das situações mais bizarras, a sensação de morte não é legal", disse.
Já o guitarrista Roberto Barros relatou situação semelhante e falou que estão bem depois do ocorrido.
"Bom, agora que passou o pior vou dar uma resumida em algo que não contamos… Quase morremos na viagem de ida à Argentina. Nosso avião passou por uma tempestade terrível, ele arremeteu 2 ou 3 vezes, e em uma delas, entramos em uma nuvem cheia de granizo. Isso danificou completamente o avião, a equipe do avião ia olhar a todo momento as asas do avião, pois a turbulência e os barulhos do gelo batendo no avião era algo surreal. O avião desceu bruscamente em altíssima velocidade e ali achei que já era. Tinham umas senhoras chorando atrás da gente, enfim…Tivemos que ir pra cidade de Rosário com pouco combustível, quase não dá. O avião foi tão danificado que até ontem ainda estava lá, parado e com nossas malas dentro e de todos os outros passageiros. Fomos para Buenos Aires com a roupa do corpo somente, sem vários equipamentos do show. Tivemos que comprar roupas lá para passar todos esses dias, enfim… Apesar de tudo isso, fizemos ótimos shows e estamos vivos", disse.
O comissário de voo formado, Bruno Val, explicou como o gelo e o granizo atuam nas aeronaves e disse que existe sim a sensação de queda, mas que isso é como se fosse uma ilusão dos nossos sentidos, já que o corpo humano não é adaptado para voar.
"O gelo em si de fato é um perigo para a aeronave. Principalmente nas asas. Existem vários tipos de gelo, mas o que acontece é que isso aumenta o peso do avião e quebra o formato aerodinâmico da aeronave. As aeronaves apresentam sistemas para combater isso. Nesse caso, foi granizo. Um avião descendo está bem rápido e são pedras relativamente grandes. Já houve caso de avião com vidro trincado que pousou em segurança. Dá susto, mas não derruba avião. Agora, existe uma sensação de que o avião desceu em alta velocidade, mas não é bem assim. O nosso corpo não evoluiu para voar. Então, nossos sentidos não são adaptados para entender o que está acontecendo quando está voando. Na turbulência, parece que o avião caiu muitos metros, mas na verdade não foi muita coisa. É a adrenalina no corpo. Nós não temos referência visual do que ocorre. É chato e incomoda, mas não derruba o avião", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps