Morcegos usam mesmas técnicas de vocalistas de death metal para vocalizar
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de dezembro de 2022
A relação entre morcegos e o heavy metal tem seu episódio mais famoso no dia em que Ozzy Osbourne arrancou a cabeça desse simpático mamífero em um show nos EUA. Agora, pesquisadores descobriram que essa ligação vai muito além dessa bizarra ocasião.
Isso porque cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca investigaram a vocalização dos morcegos e descobriram similaridades com a técnica que vocalistas de death metal usam para emitir seus ruídos guturais.
Conforme relatou reportagem da Superinteressante, os morcegos têm alcance vocal de sete oitavas e podem produzir mais sons que os humanos. Para se comunicar por meio da ecolocalização, entretanto, eles preferem as frequências mais graves e é aí que entra a similaridade.
"Identificamos pela primeira vez quais estruturas físicas dentro da laringe oscilam para fazer suas diferentes vocalizações. Por exemplo, os morcegos podem emitir sons de baixa frequência, usando suas chamadas ‘pregas vocais falsas’ – como os cantores de death metal fazem", explicou Coen Elemans, principal autor do estudo.
"As pregas ventriculares, ou pregas vocais falsas, estão localizadas no topo das cordas vocais verdadeiras. Antes, acreditava-se que essas dobras não desempenhavam nenhum papel na fala humana normal. Contudo, estudos revelaram que elas são cruciais para algumas formas únicas de vocalização, como a voz ‘rosnada’ característica dos vocalistas de metal pesado", concluiu o texto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps