Para John Lennon, os Beatles poderiam ter acontecido sem George e Ringo
Por André Garcia
Postado em 31 de janeiro de 2023
John Lennon ficou conhecido por seus talentos musicais, mas também por outras coisas como eventuais opiniões polêmicas e declarações esnobes. Um exemplo disso foi, certa vez, ele ter dito que os Beatles teriam acontecido com ele e Paul sem George e Ringo, mas não com George e Ringo sem ele e Paul.
Beatles - Mais Novidades
Conforme publicado pela Cheat Sheet, no livro All We Are Saying: The Last Major Interview with John Lennon and Yoko Ono há uma entrevista de 1980 onde ele diz:
"Digamos que eu creio que fosse possível John e Paul ter criado a mesma coisa com outros dois caras; mas não seria possível George e Ringo ter criado aquilo sem John e Paul, certo? O que não diminui os talentos individuais deles. Ringo já era um astro por conta própria em Liverpool antes de nos conhecermos. Ringo era baterista profissional, que cantava, tocava, e estava em uma das principais bandas da Grã-Bretanha, quanto mais de Liverpool. Então o talento dele teria emergido de um jeito ou de outro."
Em outro trecho da mesma entrevista, John exaltou "Within You Without You" como uma das melhores músicas de George Harrison, que demonstrou seu "talento inato".
Beatles
Pioneiro, John Lennon formou o The Quarrymen em 1956 — ano do lançamento do álbum de estreia de Elvis Presley, considerado o marco zero do rock. Paul McCartney se juntou a ele em 58, George Harrison em 59. Após trocar de nome várias vezes, em 1960 a banda adotou o definitivo: The Beatles.
Em ascensão então sem precedentes, eles conquistaram Liverpool em 62, a Inglaterra em 63 e os Estados Unidos e o mundo em 64, o ano da beatlemania. Após serem apresentados à maconha por ninguém menos que Bob Dylan, em meados da década o quarteto deu uma guinada em sua carreira, se afastando das canções pop e buscando fazer algo mais maduro.
Ao abandonar os shows ao vivo em 1966 — que, cada vez mais caóticos, chegaram a colocar a vida de seus membros em risco —, os Beatles puderam se dedicar integralmente às gravações. Com álbuns como "Revolver" (1966) e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), eles atingiram seu auge criativo abusando de instrumentos exóticos, experimentações sonoras e inovadoras técnicas de gravação. Não é por acaso que o "Sgt. Pepper's…" está entre os álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Com o "White Album" (1968), por outro lado, eles já davam sinais de crescerem em direções diferentes, perdendo a unidade e coesão. A partir dali, cada vez mais a banda ficou pequena para os quatro. Insatisfeitos, para poderem fazer o que realmente queriam, tiveram que seguir caminhos separados, o que aconteceu após a gravação de "Abbey Road" (1969). O "Let it Be" (1970) já foi lançado como um trabalho póstumo.
Apesar de terem encerrado sua trajetória há mais de meio século, os Beatles seguem conquistando a novas gerações, e até hoje permanecem entre os nomes mais populares da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Ritchie Blackmore explica atual condição de saúde aos fãs
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
O megahit dos Beatles que inspirou Bon Jovi a lançar novo álbum: "Por que não?"
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
A droga pesada que John Lennon e Yoko usaram pelo "que os Beatles faziam com a gente"
Os álbuns dos Beatles que George Harrison considerava "horríveis"


