A história de Becky Baldwin, que foi ver show do Mercyful Fate e virou baixista da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2023
A lendária banda Mercyful Fate retomou as atividades em 2022, após mais de duas décadas longe dos palcos. O grupo liderado pelo vocalista King Diamond realizou alguns shows na Europa e na América do Norte. Os shows no continente norte-americano contaram com a colaboração da baixista britânica Becky Baldwin, que substituiu Joey Vera, impossibilitado de fazer a tour pelos seus compromissos com o Armored Saint.
Becky contou como se tornou baixista (provisória) do Mercyful Fate em uma entrevista concedida ao site Brave Words. E a história parece roteiro de filme hollywoodiano.
Mercyful Fate - Mais Novidades
Tudo começou na edição 2022 do festival inglês Bloodstock, realizada em agosto. Becky, que gosta muito do Mercyful Fate e gravou alguns covers do grupo, foi até o evento para presenciar King Diamond e sua trupe. Aquela seria a primeira vez que a musicista assistiria um show do grupo, porém, ela não estava muito bem, como é possível conferir em seu relato.
"Então, inesperadamente, fui a um festival, o Bloodstock Festival, em agosto, e fui apenas ver o Mercyful Fate, porque eles são uma banda da qual sou um grande fã desde os meus 14 anos, e foi a primeira vez que tive a oportunidade de ir vê-los (...).
Quando eu estava lá, estava tendo um dia bem ruim, no dia que eles tocaram. Mais uma vez, eu estava conversando com amigos sobre isso, sobre as frustrações que estava tendo com a indústria da música e onde estava no momento. Você sabe, não há nada de errado com a banda em que estou (Fury), é apenas esse tipo de metal clássico que não é muito popular e muitas gravadoras realmente não querem apoiar, porque não está muito na moda agora. Tudo bem, eu nunca quis estar na moda, mas você sabe, você só quer fazer bons shows e esse tipo de coisa", disse Becky.
O jogo começou a virar
O dia e a vida de Becky começaram a melhorar quando ela menos esperava.
"Eu estava andando pelo local do festival, uma pessoa veio até mim, uma amiga, e disse: ‘Ah, você poderia conhecer essa pessoa, chamada Livia?’, e eu pensei: ‘Não sei quem é, mas com certeza vou encontrá-la’ (...). Então, um pouco mais tarde, me disseram: ‘Oh, você tem que vir comigo’. Eu pensei ‘Claro? Quer dizer, não sei quem é a Livia, mas vou até eles, para conhecê-los’".
Realmente, Becky conheceu seus ídolos (e Livia, que é esposa de King Diamond), porém, o encontro reservou uma grande surpresa, que certamente, foi um dos melhores momentos de sua vida.
"Alguém veio até mim, que mais tarde conheci como o gerente do Mercyful Fate, e disse: ‘Você sabe por que está aqui?’ (...). E ele disse ‘Oh, eles querem que você saia em turnê com eles. Eu pensei ‘O quê?' Como? De que maneira? Fazendo merchandising?’. Você sabe que nos shows do King Diamond eles têm figurantes, pessoas se apresentando que não fazem parte da banda. (...) O manager me disse ‘Não, precisamos que você toque baixo. Eles precisam de um baixista e querem que você toque baixo’. Eu pensei, não, isso não pode ser real. Mas então ele disse: 'Se você estiver pronta, você pode ir e falar com King sobre tudo’.
Então, me levaram para uma sala, e King está lá, maquiagem completa, roupa de palco completa e tudo, e eu fiquei tipo, ‘Oh meu Deus’. De repente, passou de emocionante para assustador, mas ainda emocionante. Nós tivemos uma pequena conversa lá. Eu estava tão estranha e estava sendo filmada ao mesmo tempo também. A filmagem pode ter sido usada para me apresentar aos fãs do Mercyful Fate (...). Mas quero dizer, não sei, não vi essa filmagem, não sei como saiu. Provavelmente sou eu parecendo absolutamente atordoado, e eles provavelmente disseram, ‘Não, isso não está com uma boa aparência’".
"Ele foi muito amigável
Em outro trecho da entrevista, Becky detalhou o seu encontro com King Diamond, a quem ela se referiu como uma pessoa muito amigável.
"Foi um pouco intimidador. Eu definitivamente achei intimidador. Mas ele foi muito amigável, eu também fiquei atordoada em silêncio. Eu não queria dizer nada que não fosse legal, então, fiquei muito quieta durante esse tempo, e ele ficou feliz em continuar a conversa. Ele tinha muito o que falar, ele estava falando sobre a turnê em que eles estiveram nos últimos meses, e sim, ele foi muito legal. Tipo, um cara muito legal".
Hank Shermann sugeriu que Becky fosse contratada
A baixista também revelou que o guitarrista Hank Shermann sugeriu a sua contratação.
"Falei brevemente com King, e um pouco depois do show com Hank, o guitarrista Hank Shermann, e ele disse, ‘Ah sim, fui eu que te indiquei para a banda porque vi alguns dos seus vídeos que você postou no Instagram, Facebook, Youtube, o que quer que seja’ (...).
Sim, eles disseram depois de olharem para esta lista, talvez, sejam todos homens nesta lista. Por que não podemos ter uma mulher tocando baixo no Mercyful Fate? Não há razão para que não. E então, quando King mencionou isso, Hank disse, ‘Na verdade, eu conheço a pessoa perfeita. Eu tenho acompanhado’, ou, ‘Eu vi vídeos dessa garota de Birmingham, e ela toca covers de Mercyful Fate e de heavy metal, acho que ela seria ótima’.
E então alguém mencionou que, oh, parece que ela está indo para Bloodstock esta semana. Por que não falamos com ela lá? A decisão foi tomada muito rapidamente. E você sabe, eles tiveram alguns dias olhando meu conteúdo no YouTube e esse tipo de coisa, e então decidiram fazer a oferta no festival, porque no festival seria uma surpresa legal para mim", pontuou Becky, que realizou o sonho de muitos fãs de heavy metal.
Para conferir Becky tocando um dos clássicos do Mercyful Fate no baixo, acesse o player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps