Enslaved e o misterioso deus da mitologia nórdica em novo videoclipe
Por Emanuel Seagal
Postado em 26 de janeiro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Enslaved lançou nesta quinta-feira, 26 de janeiro, uma nova faixa e videoclipe retirada do seu 16º álbum de estúdio, "Heimdal", que possui previsão de lançamento para o dia 3 de março de 2023. A nova faixa intitulada "Forest Dweller" é lançada com esplendor progressivo, guiando o ouvinte para uma jornada psicodélica influenciada pelo folclore nórdico antigo. Alguém pode perguntar aos nossos ancestrais celestiais que lições pudemos aprender com eles? Podemos talvez nunca entender suas verdadeiras intenções, mas suas lições virão a partir de um eco e viverão independentemente da resposta.
O vocalista Grutle Kjellson comentou: "Para mim, 'Forest Dweller' foi a música mais imediata do álbum, pelo menos em sua forma inicial como uma demo instrumental. Eu gastei algum tempo para entrar em algumas das outras músicas do álbum, mas esta parecia de alguma forma lógica, bem lógica para os padrões do Enslaved. Eu tive uma ideia para uma letra, e os riffs incríveis e diversificados de Ivar nessa música facilitaram a elaboração da composição. Fiz um plano aproximado sobre o que cantar e acabamos usando algumas partes dessas gravações no álbum!"
"A música mostra nossas grandes inspirações musicais: Led Zeppelin, Genesis, Destruction, Iron Maiden e David Bowie, apenas mencionando uma parte desta tapeçaria esquizofrênica de influências. Isso também se reflete nas letras, que tratam tanto da escuridão quanto da luz em conexão com a natureza de Heimdal."
Clique no player abaixo para assistir o videoclipe de "Forest Dweller".
"Heimdal" é tanto um ponto de partida quanto uma comunhão com raízes forjadas há mais de três décadas nos turbulentos espasmos do nascimento da cena black metal da Noruega. O registro tem o nome de Heimdal, indiscutivelmente a entidade mais misteriosa da mitologia nórdica.
O álbum apresenta a faixa psicodélica "Caravans To The Outer Worlds" do EP que leva o mesmo nome lançado no ano passado. As versões bônus do álbum contêm uma faixa extra, "Gangandi", ao lado de uma cópia em Blu-Ray do impressionante evento de streaming Otherworldly Big Band Experience de 2021 — o projeto mais ousado da banda até hoje, apresentando a banda progressiva norueguesa Shaman Elephant. O show, que inclui um palco com luzes quase caleidoscópicas, apresenta um setlist estelar cobrindo a carreira do Enslaved, tanto com músicas do passado quanto do presente.

"Heimdal" terá as seguintes faixas:
01. Behind The Mirror
02. Congelia
03. Forest Dweller
04. Kingdom
05. The Eternal Sea
06. Caravans To The Outer Worlds
07. Gangandi (Bonus Track)*
08. Heimdal
"Heimdal" foi produzido pelos próprios Ivar Bjørnson, Iver Sandøy e Grutle Kjellson do Enslaved. A mixagem foi feita por Jens Bogren no Fascination Street Studios, e o tratamento final foi a masterização feita por Tony Lindgren. O conceito e a letra de "Heimdal" foram, como sempre, desenvolvidos por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson em conjunto.
O álbum foi gravado principalmente no Solslottet Studios em Bergen, propriedade de Iver Sandøy. Solslottet é um anexo do conhecido Duper Studios, onde a bateria foi gravada e projetada pelo próprio Iver, com a ajuda de Vegard Lemme. As guitarras principais, baixo, pianos, órgãos e vocais também foram gravados no Solslottet. Arve 'Ice Dale' Isdal gravou seus solos de guitarra em seu próprio estúdio chamado Earshot & Conclave Studios. Os toques finais e algumas ideias experimentais foram adicionadas no Overlook Hotel usando o equipamento de estúdio móvel da Solslottet. Todas as músicas do álbum "Heimdal" foram escritas e gravadas no próprio estúdio Crow's Nest de Ivar Bjørnson.
Sobre o Enslaved: A icônica banda norueguesa Enslaved continua sendo um dos componentes mais originais e inseparáveis daquilo que se chama coluna vertebral indestrutível de nossa cena. Com uma reputação de serem uma das bandas mais incríveis ao vivo, a banda nunca deixa de oferecer o máximo de seu talento de alto calibre, sempre entregando aquilo que eles propõem com a sua música e agora assinatura: o som do progressivo/obscuro. Enslaved foi formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson quando lançaram a primeira demo "Yggdrasill" no verão de 1992 e consequentemente o mini álbum "Hordanes Land" em 1993 e o primeiro álbum "Vikingligr Veldi" que chegou ao mercado na primavera de 1994.
Enslaved é uma banda em sua forma estelar — existencialista com consciência própria, orgulhosa das tradições de Bergen, e empunham a tocha da grande história musical que a cidade oferece. Seu material mais recente mostra o Enslaved em sua forma mais livre e pensada — uma combinação letal revelando um potencial que está facilmente reacendendo o furor de seus primeiros trabalhos enquanto dança graciosamente através de suas melodias mais ambiciosas, assombrosas e musicais até agora. Uma contradição? A própria vida é uma contradição. No entanto, todos vivemos para provar que estamos errados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"

Ivar Bjørnson relembra convite irrecusável e trisal do Peter Steele
Anthrax mexeu com a cabeça de um dos ícones do black metal norueguês


