Enslaved e o misterioso deus da mitologia nórdica em novo videoclipe
Por Emanuel Seagal
Postado em 26 de janeiro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Enslaved lançou nesta quinta-feira, 26 de janeiro, uma nova faixa e videoclipe retirada do seu 16º álbum de estúdio, "Heimdal", que possui previsão de lançamento para o dia 3 de março de 2023. A nova faixa intitulada "Forest Dweller" é lançada com esplendor progressivo, guiando o ouvinte para uma jornada psicodélica influenciada pelo folclore nórdico antigo. Alguém pode perguntar aos nossos ancestrais celestiais que lições pudemos aprender com eles? Podemos talvez nunca entender suas verdadeiras intenções, mas suas lições virão a partir de um eco e viverão independentemente da resposta.
O vocalista Grutle Kjellson comentou: "Para mim, 'Forest Dweller' foi a música mais imediata do álbum, pelo menos em sua forma inicial como uma demo instrumental. Eu gastei algum tempo para entrar em algumas das outras músicas do álbum, mas esta parecia de alguma forma lógica, bem lógica para os padrões do Enslaved. Eu tive uma ideia para uma letra, e os riffs incríveis e diversificados de Ivar nessa música facilitaram a elaboração da composição. Fiz um plano aproximado sobre o que cantar e acabamos usando algumas partes dessas gravações no álbum!"
"A música mostra nossas grandes inspirações musicais: Led Zeppelin, Genesis, Destruction, Iron Maiden e David Bowie, apenas mencionando uma parte desta tapeçaria esquizofrênica de influências. Isso também se reflete nas letras, que tratam tanto da escuridão quanto da luz em conexão com a natureza de Heimdal."
Clique no player abaixo para assistir o videoclipe de "Forest Dweller".
"Heimdal" é tanto um ponto de partida quanto uma comunhão com raízes forjadas há mais de três décadas nos turbulentos espasmos do nascimento da cena black metal da Noruega. O registro tem o nome de Heimdal, indiscutivelmente a entidade mais misteriosa da mitologia nórdica.
O álbum apresenta a faixa psicodélica "Caravans To The Outer Worlds" do EP que leva o mesmo nome lançado no ano passado. As versões bônus do álbum contêm uma faixa extra, "Gangandi", ao lado de uma cópia em Blu-Ray do impressionante evento de streaming Otherworldly Big Band Experience de 2021 — o projeto mais ousado da banda até hoje, apresentando a banda progressiva norueguesa Shaman Elephant. O show, que inclui um palco com luzes quase caleidoscópicas, apresenta um setlist estelar cobrindo a carreira do Enslaved, tanto com músicas do passado quanto do presente.

"Heimdal" terá as seguintes faixas:
01. Behind The Mirror
02. Congelia
03. Forest Dweller
04. Kingdom
05. The Eternal Sea
06. Caravans To The Outer Worlds
07. Gangandi (Bonus Track)*
08. Heimdal
"Heimdal" foi produzido pelos próprios Ivar Bjørnson, Iver Sandøy e Grutle Kjellson do Enslaved. A mixagem foi feita por Jens Bogren no Fascination Street Studios, e o tratamento final foi a masterização feita por Tony Lindgren. O conceito e a letra de "Heimdal" foram, como sempre, desenvolvidos por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson em conjunto.
O álbum foi gravado principalmente no Solslottet Studios em Bergen, propriedade de Iver Sandøy. Solslottet é um anexo do conhecido Duper Studios, onde a bateria foi gravada e projetada pelo próprio Iver, com a ajuda de Vegard Lemme. As guitarras principais, baixo, pianos, órgãos e vocais também foram gravados no Solslottet. Arve 'Ice Dale' Isdal gravou seus solos de guitarra em seu próprio estúdio chamado Earshot & Conclave Studios. Os toques finais e algumas ideias experimentais foram adicionadas no Overlook Hotel usando o equipamento de estúdio móvel da Solslottet. Todas as músicas do álbum "Heimdal" foram escritas e gravadas no próprio estúdio Crow's Nest de Ivar Bjørnson.
Sobre o Enslaved: A icônica banda norueguesa Enslaved continua sendo um dos componentes mais originais e inseparáveis daquilo que se chama coluna vertebral indestrutível de nossa cena. Com uma reputação de serem uma das bandas mais incríveis ao vivo, a banda nunca deixa de oferecer o máximo de seu talento de alto calibre, sempre entregando aquilo que eles propõem com a sua música e agora assinatura: o som do progressivo/obscuro. Enslaved foi formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson quando lançaram a primeira demo "Yggdrasill" no verão de 1992 e consequentemente o mini álbum "Hordanes Land" em 1993 e o primeiro álbum "Vikingligr Veldi" que chegou ao mercado na primavera de 1994.
Enslaved é uma banda em sua forma estelar — existencialista com consciência própria, orgulhosa das tradições de Bergen, e empunham a tocha da grande história musical que a cidade oferece. Seu material mais recente mostra o Enslaved em sua forma mais livre e pensada — uma combinação letal revelando um potencial que está facilmente reacendendo o furor de seus primeiros trabalhos enquanto dança graciosamente através de suas melodias mais ambiciosas, assombrosas e musicais até agora. Uma contradição? A própria vida é uma contradição. No entanto, todos vivemos para provar que estamos errados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor

Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Viking metal: 20 álbuns que definem a evolução do estilo
Guitarrista do Enslaved viu a morte de perto por ser fã de black metal


