Jimi Hendrix prestou homenagem a Jeff Beck em uma de suas últimas músicas
Por Bruce William
Postado em 15 de janeiro de 2023
Jeff Beck faz parte do panteão dos grandes guitarristas da história do Rock. E nos anos sessenta, havia uma tríade de músicos que, literalmente, estavam no topo da pirâmide dos guitarristas, que eram ele, Eric Clapton e Jimmy Page, que coincidentemente tocaram na mesma banda, The Yardbirds. Até que um dia surgiu Jimi Hendrix como um meteoro que deixou todos de boca aberta.
"Quando eu vi Jimi (Hendrix pela primeira vez), nós já sabíamos que ele seria problema. E por 'nós' quero dizer eu e Eric (Clapton), porque Jimmy (Page) não estava no dia. Eu assisti uma das primeiras performances dele na Grã-Bretanha, e foi bem devastador. Ele fez todos os truques sujos — deslizando no braço para cima e para baixo, todo aquele espetáculo que seria o último prego em nossos caixões. Eu tinha o mesmo temperamento que Hendrix no sentido de 'Eu vou te matar', mas ele tinha um grande pacote de belas canções", disse Jeff em artigo publicado aqui no site.
Hendrix era um liquidificador que absorvia ideias, batia tudo junto e devolvia num novo sabor a mistura de todos aqueles sabores diferentes, e ele mesmo nunca negou que se valia de tudo que estava acontecendo ao seu redor para criar a sua arte. Sendo assim, nada mais justo que dizer que Jeff Beck, sendo o guitarrista que era, serviu de influência para Hendrix de alguma forma.
E é isso que Johnny Depp tenta passar neste corte da participação da dupla em 2022 no SiriusXM, onde Depp diz que é necessário relembrar as pessoas que Hendrix não seria o que foi "se não fosse por esse sujeito", apontando para Jeff, que faz cara de "pô, para com isso!".
Nisso, o apresentador interrompe a fala de Depp e comenta: "E Jimi fez um tributo ao Jeff em 'Rice Pudding'". Jeff concorda e abre um sorriso, demonstrando ter ficado feliz com a homenagem enquanto todos cantarolam o trecho de "In From The Storm" (alguém se confunde e cita, erroneamente, a canção "Freedom").
Jeff então comenta que não existe uma única foto dele com Hendrix, a não ser que um dia ainda apareça alguma. Depp comenta que, apesar disso, existem muitas histórias maravilhosas, e Jeff se lembra que existe até uma foto de um show onde ele está no palco tocando baixo e Hendrix está na guitarra, com Ronnie Wood aparecendo ao fundo, mas a pessoa que fez a foto não o enquadrou. "Por que o cara (da foto) só pegou o Jimi? Eu sei que sou feio, mas tudo tem um limite" diz Jeff, enquanto todos outros caem na risada.
A imagem pode ser facilmente encontrada na internet, basta buscar "Hendrix Wood Scene Club" que é uma das primeiras, em P&B e desfocada.
A música que Hendrix homenageou, "Rice Pudding", foi lançada pelo Jeff Beck Group em seu álbum de 1969, "Beck-Ola". Ouça abaixo e preste atenção no trecho inicial.
Já "In From The Storm" foi lançada no álbum póstumo de Jimi Hendrix, "The Cry Of Love" de 1971. Conforme o Jimi Hendrix Wiki, "In From the Storm" foi gravada nos Electric Lady Studios nos dias 21 e 22 de julho de 1970, dois meses antes da morte do guitarrista, e ela conta com Jimi Hendrix no vocal e guitarras, Mitch Mitchell na bateria, Billy Cox no baixo e Emeretta Marks nos backing vocals.
Ouça o trecho a partir dos três minutos e vinte e oito segundos.
A homenagem fica mais clara nesta versão ao vivo de Maui, em 1970, logo após os 4 minutos. É um pequeno, bem pequeno trecho, praticamente um easter egg. Mas é uma citação e homenagem clara. Assim como Jimi Hendrix faz falta, agora Jeff Beck também faz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps