Por que Spotify não pode ser considerado concorrente, segundo dono de gravadora de metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de fevereiro de 2023
Willian Ohara Sakamoto é dono da gravadora Shinigami Records, famosa por ter no catálogo diversas bandas famosas de rock e heavy metal. Em conversa com o jornalista musical Gustavo Maiato, ele refletiu sobre a "concorrência" com o Spotify e sobre outros assuntos. Confira trechos abaixo.
Como surgiu a ideia de começar a Shinigami Records?
Na verdade, a gravadora foi só a evolução do trabalho que eu vinha fazendo. Meu caminho foi o inverso da maioria: Primeiro, montei a minha distribuidora de CDS em 1998, depois fui trabalhar na Century Media Records Brasil e daí foi um pulo para montar a minha própria gravadora.
Como você analisa a concorrência com os streamings?
Não acho que seja concorrência, simplesmente uma nova forma de consumir música e de divulgar o trabalho. Hoje, não penso nas pessoas como compradores de CDS e sim como colecionadores, por isso tentamos fabricar nossos produtos com a melhor qualidade possível.
Já li que artistas internacionais costumam ter resistência em lançar álbuns por selos brasileiros. Você analisa dessa forma também? O que é preciso para que os artistas internacionais aceitem lançar aqui?
Essa resistência existia um tempo atrás, pois alguns selos, que hoje não existem mais, ou não pagaram ou fabricaram mais do que tinha direito. Hoje não existe mais isso, hoje quem deseja licenciar um título, deve mandar antes o valor que o artista ou a gravadora quer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps