Último single da Uns e Outros, "O Idiota", é uma provocação ao fanatismo político
Por Paulo Faria
Postado em 22 de abril de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Sim, o single "O Idiota", da UNS E OUTROS foi lançado já há alguns meses, mais precisamente em 18/11/2022. Mas por que só agora resolvi discorrer sobre a música, exatamente cinco meses depois? Primeiro: há algum tempo eu estava afastado do Whiplash por problemas pessoais; Segundo: com a euforia política daquele momento, eu não gostaria que qualquer coisa que eu escrevesse a respeito do lançamento da banda afetasse meu julgamento. Dito isso, vamos lá.
A música "O Idiota" trata exatamente daquele hater, "revolucionário" e "corajoso" de internet que se esconde atrás de uma tela para destilar ódio – e, mais precisamente, no caso da mensagem da música, destilar ódio contra artistas.
A inspiração da música veio exatamente após a própria banda sofrer ataques odiosos vindos do patrulhamento mais asqueroso e generalista que existe em relação aos artistas: de que eles não podem expressar suas opiniões e de que todos são vendidos. Há artistas que dão opiniões grosseiras, preconceituosas e idiotas baseadas em nada? Sim, há. Há artistas vendidos, independente do espectro político. Sim, há. Mas não se pode generalizar e é exatamente esta mensagem da música: o da generalização mais grotesca.
Quem acompanha a UNS E OUTROS sabe que dentre os representantes do rock nacional, o grupo nunca teve medo de ousar e arriscar; tanto nas mensagens, quanto na musicalidade – traços que fazem a banda estar de pé há quase 40 anos.
Exemplos: "Cartas aos Missionários" (1988) é uma crítica ao regime militar chileno selvagem do ditador Pinochet, ao passo que "Notícias do Leste" (1990) é uma mensagem à dissolvição do bloco soviético, materializada na forma da queda do muro de Berlim, ocorrida em 1989 (a canção fala sobre liberdade daquele povo que sofreu sob o jugo comunista no leste europeu). Já "Em Nome da Fé (1990) é uma canção explicíta na crítica aos fanáticos religiosos que se matam... em nome da fé!, e o "Aborto" (1988) tem uma letra bastante visceral que fala sobre o aborto, porém, sob o ponto de vista do feto.
Uma banda que em quase 40 anos de carreira sempre ousou em tocar em temas sensíveis, por que não falar sobre haters de internet. Para além da letra, o videoclipe é divertidíssimo e a música bem pesada – algo que não vimos desde o lançamento de "Tão longe do Fim" (2001).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock

A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
"O que a gente faz no banheiro, a Legião faz no palco", disse a banda ofendida por Renato


