Último single da Uns e Outros, "O Idiota", é uma provocação ao fanatismo político
Por Paulo Faria
Postado em 22 de abril de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Sim, o single "O Idiota", da UNS E OUTROS foi lançado já há alguns meses, mais precisamente em 18/11/2022. Mas por que só agora resolvi discorrer sobre a música, exatamente cinco meses depois? Primeiro: há algum tempo eu estava afastado do Whiplash por problemas pessoais; Segundo: com a euforia política daquele momento, eu não gostaria que qualquer coisa que eu escrevesse a respeito do lançamento da banda afetasse meu julgamento. Dito isso, vamos lá.
A música "O Idiota" trata exatamente daquele hater, "revolucionário" e "corajoso" de internet que se esconde atrás de uma tela para destilar ódio – e, mais precisamente, no caso da mensagem da música, destilar ódio contra artistas.
A inspiração da música veio exatamente após a própria banda sofrer ataques odiosos vindos do patrulhamento mais asqueroso e generalista que existe em relação aos artistas: de que eles não podem expressar suas opiniões e de que todos são vendidos. Há artistas que dão opiniões grosseiras, preconceituosas e idiotas baseadas em nada? Sim, há. Há artistas vendidos, independente do espectro político. Sim, há. Mas não se pode generalizar e é exatamente esta mensagem da música: o da generalização mais grotesca.
Quem acompanha a UNS E OUTROS sabe que dentre os representantes do rock nacional, o grupo nunca teve medo de ousar e arriscar; tanto nas mensagens, quanto na musicalidade – traços que fazem a banda estar de pé há quase 40 anos.
Exemplos: "Cartas aos Missionários" (1988) é uma crítica ao regime militar chileno selvagem do ditador Pinochet, ao passo que "Notícias do Leste" (1990) é uma mensagem à dissolvição do bloco soviético, materializada na forma da queda do muro de Berlim, ocorrida em 1989 (a canção fala sobre liberdade daquele povo que sofreu sob o jugo comunista no leste europeu). Já "Em Nome da Fé (1990) é uma canção explicíta na crítica aos fanáticos religiosos que se matam... em nome da fé!, e o "Aborto" (1988) tem uma letra bastante visceral que fala sobre o aborto, porém, sob o ponto de vista do feto.
Uma banda que em quase 40 anos de carreira sempre ousou em tocar em temas sensíveis, por que não falar sobre haters de internet. Para além da letra, o videoclipe é divertidíssimo e a música bem pesada – algo que não vimos desde o lançamento de "Tão longe do Fim" (2001).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
"O que a gente faz no banheiro, a Legião faz no palco", disse a banda ofendida por Renato


