O preconceito dos europeus do Norte contra os do Sul, segundo espanhola Diva Satânica
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2023
Diva Satânica é natural da Espanha, país não muito tradicional no heavy metal. Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, ela explicou alguns motivos que levam a isso, em sua visão.

Como é o cenário do heavy metal na Espanha?
Em geral, a cena não é muito grande. As músicas mais mainstream são pop, reggaeton e ritmos latinos. Dentro do metal, a sonoridade mais clássica é a mais popular. Agora, tem muita banda legal sim que trabalha na Espanha. A dificuldade é sair e tocar na Europa. Os europeus do Sul têm fama de gente que gosta de uma festinha e se divertir. É como se os profissionais da indústria não estivessem muito certos de querer trabalhar com as pessoas da Grécia, Itália, Portugal e Espanha. Mas isso está mudando. Não é um problema de seriedade e compromisso. Qualquer pessoa pode aprender a tocar um instrumento. O difícil é conseguir conciliar se você tiver um trabalho regular. Essa insegurança de não saber se tem dinheiro complica um pouco. Para ter sucesso na indústria musical é preciso arriscar muito na vida pessoal.
Como você compara o Brasil e a Espanha?
Acho que essa alegria de viver nós compartilhamos! Só que no Brasil é melhor porque vocês estão sempre com um sorriso no rosto. Na Espanha, depende do dia e da cidade. No Norte, tem pessoas mais mal humoradas e isso acontece comigo muitas vezes! [risos]. Diria que vocês têm um amor pela vida e por se divertir. Vocês ficam em paz e têm o espírito de que tudo vai dar certo. Nesse sentido, acho que a Espanha e o Brasil são semelhantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada


O preconceito dos europeus do Norte contra os do Sul, segundo espanhola Diva Satânica


