A crítica de Pitty contra práticas da época da ditadura que sua escola fazia na Bahia
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2023
A cantora baiana Pitty nasceu em Salvador e viveu o final da ditadura militar no fim de sua infância. Em entrevista ao podcast "Prática na Prática", apresentado por Jean Dolabella, ela comentou sobre práticas de sua escola que, em sua visão, eram "resquícios da ditadura".
Pitty - Mais Novidades
Entre os fatos apontados por Pitty estão aulas como "Educação Moral e Cívica" e a necessidade de cantar o hino nacional.
"Na escola sempre gostei de escrever. Gostava de Português e Redação. Era péssima em Matemática e Física. Eu dava um jeito de passar. Meus pais não tinham grana e eu fiquei de bolsista. Era uma escola tradicional católica, tinha que cantar o hino e tudo. Era resquício da ditadura, né? Isso era anos 1980 ainda. Pouco depois a redemocratização. As escolas ainda viviam resquícios da ditadura. Tinha aula de Educação Moral e Cívica! [risos]. Tinha esse rolê.
A escola que meus pais conseguiram bolsa era essa católica. Tenho muito afeto por essa escola. Tinha uma senhora muito boa lá que me dava medalhinha de santo quando eu tirava nota boa. Inclusive, na música ‘Bahia Blues’ eu falo: ‘Medalha de santo para boa menina’. Eu reconstruo um pouco minha história nessa música. A escola fazia a transferência de conhecimento de um jeito muito arcaico ali. Eu sobrevivi até chegar no Ensino Médio".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Dois meses após sua morte, Phil Campbell é sepultado no País de Gales
A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
Dream Theater começará a escrever novo disco no segundo semestre, afirma Mike Portnoy
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Evan Seinfeld (Biohazard) canta "Slave New World" com o Sepultura nos EUA
Dirk Verbeuren aprendeu 9 músicas em um dia para quebrar o galho do At the Gates
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Zakk Wylde relembra o dia em que Ozzy Osbourne foi confundido com Meat Loaf

Pitty relembra comentários de que "homem não gosta de rock com mulher cantando"


