Roger Waters e Paul Rodgers resenharam o Black Sabbath em 1970, e não ficaram impressionados
Por Bruce William
Postado em 22 de maio de 2023
Na década de 1960 e 1970, a revista britânica de música Melody Maker apresentava a coluna semanal "Blind Date", na qual músicos convidados compartilhavam suas opiniões sobre uma seleção de Músicas da Semana, sem saber quem as havia gravado. O Black Sabbath teve duas de suas primeiras músicas incluídas nessa seção, o que resultou em críticas sinceras de dois famosos músicos contemporâneos, conforme levantou a Classic Rock.
Black Sabbath - Mais Novidades
Primeiro temos Roger Waters, que na edição de 10 de janeiro de 1970 do jornal expressou seus pensamentos sobre músicas de, entre outros, seu ex-colega de banda Syd Barrett, Canned Heat, The Rascals, New York Rock & Roll Ensemble e Black Sabbath. A música do Sabbath em questão era o primeiro single da banda de Birmingham, uma versão da música "Evil Woman" de Crow: Waters ficou longe de se impressionar, e deu a entender que achou a canção um tanto quanto monótona:
"Bem, bem, bem... Estou sem palavras - bem, quase. Tem aquele tipo de começo como as séries americanas de detetives Dragnet e Peter Gunn. Você continua pensando que vai começar, passa um minuto pensando nisso, até que percebe que tudo que vai acontecer ali é aquilo", disse.
Posteriormente, em outra edição da coluna, a música "Paranoid" do Sabbath foi criticada pelo vocalista do Free, Paul Rodgers. Ele sentiu que a música não era original o suficiente e que a sincronia entre o baixo, a bateria e a guitarra deixava a desejar: "É um som pesado, mas não sei quem é. Está muito bem gravado, mas sinto que já ouvi tantas coisas assim antes. O baixista e o baterista não parecem muito entrosados, e o guitarrista também não. Talvez sejam melhores ao vivo. Gosto que as coisas soem pesadas, mas melódicas ao mesmo tempo, além de estarem bem ajustadas".
Em 2017, o guitarrista Tony Iommi mencionou as críticas enfrentadas pela banda nos primeiros dias. Ele chegou a citar a crítica de Waters, mas com certeza se confundiu pois recorda que Waters havia sido impiedoso com "Paranoid".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps