Roger Waters e Paul Rodgers resenharam o Black Sabbath em 1970, e não ficaram impressionados
Por Bruce William
Postado em 22 de maio de 2023
Na década de 1960 e 1970, a revista britânica de música Melody Maker apresentava a coluna semanal "Blind Date", na qual músicos convidados compartilhavam suas opiniões sobre uma seleção de Músicas da Semana, sem saber quem as havia gravado. O Black Sabbath teve duas de suas primeiras músicas incluídas nessa seção, o que resultou em críticas sinceras de dois famosos músicos contemporâneos, conforme levantou a Classic Rock.
Black Sabbath - Mais Novidades
Primeiro temos Roger Waters, que na edição de 10 de janeiro de 1970 do jornal expressou seus pensamentos sobre músicas de, entre outros, seu ex-colega de banda Syd Barrett, Canned Heat, The Rascals, New York Rock & Roll Ensemble e Black Sabbath. A música do Sabbath em questão era o primeiro single da banda de Birmingham, uma versão da música "Evil Woman" de Crow: Waters ficou longe de se impressionar, e deu a entender que achou a canção um tanto quanto monótona:
"Bem, bem, bem... Estou sem palavras - bem, quase. Tem aquele tipo de começo como as séries americanas de detetives Dragnet e Peter Gunn. Você continua pensando que vai começar, passa um minuto pensando nisso, até que percebe que tudo que vai acontecer ali é aquilo", disse.
Posteriormente, em outra edição da coluna, a música "Paranoid" do Sabbath foi criticada pelo vocalista do Free, Paul Rodgers. Ele sentiu que a música não era original o suficiente e que a sincronia entre o baixo, a bateria e a guitarra deixava a desejar: "É um som pesado, mas não sei quem é. Está muito bem gravado, mas sinto que já ouvi tantas coisas assim antes. O baixista e o baterista não parecem muito entrosados, e o guitarrista também não. Talvez sejam melhores ao vivo. Gosto que as coisas soem pesadas, mas melódicas ao mesmo tempo, além de estarem bem ajustadas".
Em 2017, o guitarrista Tony Iommi mencionou as críticas enfrentadas pela banda nos primeiros dias. Ele chegou a citar a crítica de Waters, mas com certeza se confundiu pois recorda que Waters havia sido impiedoso com "Paranoid".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Fã de 24 anos vai a show do Avenged Sevenfold, rouba ambulância, causa acidente e é presa
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover

A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Lista: a melhor banda de metal de cada país, segundo o Loudwire
Telefone sem fio: o que liga febre dos bebês reborn com "Born Again" do Black Sabbath?


