Roger Waters e Paul Rodgers resenharam o Black Sabbath em 1970, e não ficaram impressionados
Por Bruce William
Postado em 22 de maio de 2023
Na década de 1960 e 1970, a revista britânica de música Melody Maker apresentava a coluna semanal "Blind Date", na qual músicos convidados compartilhavam suas opiniões sobre uma seleção de Músicas da Semana, sem saber quem as havia gravado. O Black Sabbath teve duas de suas primeiras músicas incluídas nessa seção, o que resultou em críticas sinceras de dois famosos músicos contemporâneos, conforme levantou a Classic Rock.
Black Sabbath - Mais Novidades
Primeiro temos Roger Waters, que na edição de 10 de janeiro de 1970 do jornal expressou seus pensamentos sobre músicas de, entre outros, seu ex-colega de banda Syd Barrett, Canned Heat, The Rascals, New York Rock & Roll Ensemble e Black Sabbath. A música do Sabbath em questão era o primeiro single da banda de Birmingham, uma versão da música "Evil Woman" de Crow: Waters ficou longe de se impressionar, e deu a entender que achou a canção um tanto quanto monótona:
"Bem, bem, bem... Estou sem palavras - bem, quase. Tem aquele tipo de começo como as séries americanas de detetives Dragnet e Peter Gunn. Você continua pensando que vai começar, passa um minuto pensando nisso, até que percebe que tudo que vai acontecer ali é aquilo", disse.
Posteriormente, em outra edição da coluna, a música "Paranoid" do Sabbath foi criticada pelo vocalista do Free, Paul Rodgers. Ele sentiu que a música não era original o suficiente e que a sincronia entre o baixo, a bateria e a guitarra deixava a desejar: "É um som pesado, mas não sei quem é. Está muito bem gravado, mas sinto que já ouvi tantas coisas assim antes. O baixista e o baterista não parecem muito entrosados, e o guitarrista também não. Talvez sejam melhores ao vivo. Gosto que as coisas soem pesadas, mas melódicas ao mesmo tempo, além de estarem bem ajustadas".
Em 2017, o guitarrista Tony Iommi mencionou as críticas enfrentadas pela banda nos primeiros dias. Ele chegou a citar a crítica de Waters, mas com certeza se confundiu pois recorda que Waters havia sido impiedoso com "Paranoid".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Arch Enemy divulga trecho de sua nova música no Instagram
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A recomendação da gravadora na hora de entrevistar Mike Portnoy, segundo Regis Tadeu
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco


As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin
Geezer Butler aponta o motivo e o momento em que o Black Sabbath começou a dar errado


