A corrente política que é o "único caminho para o Brasil", segundo Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de maio de 2023
Durante a fase final de sua carreira, Cazuza resolveu deixar um pouco de lado o assunto das festas e praias para se dedicar a escrever sobre os problemas sociopolíticos do Brasil. Em entrevista concedida à TVE em 1988, ele comentou um pouco sobre esse seu lado.
Cazuza - Mais Novidades
"Eu sou socialista. Acho que o socialismo é o único caminho para o Brasil, que é um país pobre. O rock que conheci na minha adolescência era contra o governo, família e igreja. De um tempo para cá, estamos reivindicando outras coisas. Estamos pedindo honestidade ao mundo em geral. Essa preocupação com a natureza, que era embrionária, hoje em dia é forte.
O rock se tornou mais sério no sentido desse pedido. O rock sempre será uma bagunça, esse é o barato. É uma coisa de adolescente e nunca vai perder essa característica. Não é mais buscar a menina na lanchonete com um carro vermelho. É pedir hombridade aos dirigentes e morar num país decente. Ver o povo vivendo dignamente.
Queremos respeitabilidade para o Brasil. Isso é uma preocupação antiga minha, mas eu achava que não podia falar sobre essas coisas porque não entendo nem gosto de política. Não acho legal, mas tem que ter. Não podemos tirar o corpo fora. As pessoas ouvem o que nós falamos. Tenho que botar o que acho e penso nas minhas músicas. Minha filosofia era Tom Jobim. Eu falava sobre meu quintal, praias, bares e Rio de Janeiro.
Agora, abri o trabalho para o Brasil. Temos que acreditar em um partido. Voto no PT e no PV. Fiz campanha para o Gabeira e Brizola. Se tivesse que votar para presidente hoje, seria o Mário Covas. Entre Brizola e Jânio, ficaria com Brizola. Mas é perigoso porque o Brizola é centralizador. Votaria sempre numa pessoa de esquerda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina


10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


