Santanás: a música que assustou Carlos Santana e o fez afirmar que "o demônio existe"
Por Emanuel Seagal
Postado em 16 de maio de 2023
Carlos Santana, além de conhecido pelas suas habilidades na guitarra, é bastante religioso, e fãs encontram amostras de sua fé com frequência em postagens feitas nas páginas do músico, ou mesmo em entrevistas, como no dia em que foi entrevistado pela revista Rolling Stone, em uma longa matéria sobre sua vida, e afirmou acreditar que deveria contar sua história por sentir que "Deus quer que eu retribua. Ele me deu tanto, e retribuir é curar."
Santana - Mais Novidades
Outro ícone da música, no entanto, Rolling Stones, já flertou com o demônio em suas músicas, como em "Sympathy For The Devil", que aborda atrocidades da humanidade sob a perspectiva de Satanás, incluindo a morte de Jesus Cristo, guerras mundiais e a revolução russa de 1917. Esta música, lançada no álbum "Beggars Banquet" em 1968, foi abordada por Carlos Santana em uma entrevista para a NME, transcrita pela Far Out Magazine, onde ele criticou o grupo devido às letras da canção.
"Eu não tenho simpatia pelo demônio (em referência ao nome da faixa). Eu gosto da batida da música, mas nunca me identifiquei com a letra. (Mick) Jagger e (Keith) Richards não sabem de verdade sobre o que estão falando. Se eles soubessem no que estão se metendo quando cantam aquela música eles não o fariam. O demônio não é o Papai Noel. Ele existe", afirmou o guitarrista.
A controversa faixa esteve em evidência após o caótico Altamont Free Concert, um festival onde entre outras confusões, um fã, Meredith Hunter, se aproximou do palco, foi afastado pelos seguranças, e retornou depois, sacando uma arma, e sendo esfaqueado e espancado até a morte em seguida. Na época as reportagens afirmaram que sua morte ocorreu enquanto o grupo tocava "Sympathy For The Devil", o que foi desmentido posteriormente.
Se os Stones tem simpatia pelo capiroto é difícil saber, mas certamente a música atrai a atenção do público até hoje, figurando na lista de "500 Melhores Músicas de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone, e atingindo cerca de meio bilhão de audições no Spotify.
Relembre a faixa clicando no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato


Os caras não sabem com o que estão se metendo; quando Santana fez um alerta pros Stones
Santana e Slayer: os artistas que influenciaram Art Cruz, baterista do Lamb of God
A clássica canção que está proibida de tocar no funeral de Santana, segundo o próprio
A tese de Carlos Santana para o sucesso estrondoso do AC/DC
Guitar World: os 100 piores solos de guitarra da história


