Europe vai voltar a fazer músicas como "The Final Countdown"? Joey Tempest responde
Por André Garcia
Postado em 08 de maio de 2023
Joey Tempest, vocalista do Europe, aquela banda do hit "The Final Countdown", não descartou a possibilidade da banda fazer mais músicas como aquela em seu próximo álbum.
Há no rock bandas que fazem muito sucesso, mas com uma única música, e nem todos lidam bem com isso. Quando o Warrant lançou o hit "Cherry Pie", seu autor, o guitarrista Jani Lane não conseguiu lidar com a frustração e vergonha de ser mundialmente conhecido, mas apenas como o "o cara do Cherry Pie". A partir dali, sua vida e sua carreira degringolaram e ele afundou no vício, até que em 2011 morreu de intoxicação alcoólica. Bebeu até morrer.
No caso do Europe, Joey Tempest e companhia lideram muito melhor com aquela benção/maldição. Tanto que, em recente entrevista para a Classic Rock, ele indicou que a banda pode voltar àquela sonoridade em seu novo trabalho.
"Se tivéssemos tido essa conversa há 10 anos, essa possibilidade seria completamente descartada. Só que já chegamos a um ponto em que isso não é mais o caso, o importante é que ela aconteceu de forma totalmente natural. Estou sentindo que minha composição voltou às raízes — os elementos melódicos daquela era voltaram. Acho isso muito empolgante porque não foi premeditado. Se eu tivesse sugerido 'fazer um álbum estilo anos 80', então [a banda] teria me rejeitado. Mas acontece que eles também estão pensando, 'isso pode ser bem legal', então vamos ver no que isso vai dar."
Sobre o impacto que aquele hit teve (e ainda tem) em sua carreira, ele contou:
"Às vezes eu penso, sim [em como teria sido nossa carreira sem 'The Final Countdown']. Com [o álbum] Wings Of Tomorrow' a gente sabia que ia chegar a algum lugar, mas a gente nem sonhava com o que aquela música nos proporcionaria. Assim como bandas estrangeiras, como Def Leppard e o Iron Maiden abriram muitas portas. Por um curto período, fomos a maior banda do mundo! De repente, estávamos tocando em festivais com Duran Duran e era tipo, 'Beleza, vamos aproveitar enquanto durar. Nos tornamos uma banda crossover. Não sei se isso é bom ou ruim."
Quando questionado sobre a obrigação de tocar aquela música incontáveis vezes ao longo de décadas, ele disse que a banda não esquenta muito a cabeça com isso. "É uma canção sobre o momento, que aproxima todo mundo. Quando tocamos em festivais mais pesados, como o Bloodstock ou o Hellfest, ela une gente de todos os estilos, o que é incrível", concluiu.
"The Final Countdown" foi lançada em 1986 tanto como faixa de abertura do álbum de mesmo nome quanto em single. A faixa foi um tremendo sucesso comercial, chegando ao topo das paradas em 25 países, incluindo Inglaterra, Estados Unidos e a Suécia (sua terra natal). Quase que da noite para o dia, a banda passou de desconhecida a rival dos gigantes do hard rock oitentista, como Bon Jovi — mesmo que por pouco tempo. Até porque já no ano seguinte o Guns N' Roses mudaria a cara do rock pesado com "Appetite for Destruction". Para piorar, a chegada do grunge no começo dos anos 90 sepultou o tipo de música ao qual a banda (querendo ou não) estava presa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps