O dia que Pantera cornetou Metallica e vocal do Smashing Pumpkins mandou calar boca
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de junho de 2023
Durante meados dos anos 90, o Metallica surpreendeu e enfureceu os fãs igualmente com o lançamento dos álbuns "Load" e "Reload", marcando não apenas um som mais leve, mas também uma mudança estética com cortes de cabelo mais curtos e um (temporário) adeus à sua imagem mais thrash.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
A mudança levou alguns ouvintes a sugerirem que a maior banda de metal estava "se vendendo"; e até hoje, essa era é escrutinada e analisada, com os dois álbuns geralmente ocupando as posições mais baixas em listas de classificação de seu catálogo.
Mas para cada detrator, também houve defensores ferrenhos, como o líder do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, que na verdade teve palavras fortes, porém encorajadoras, a dizer ao Pantera, que também ficou surpreso com o novo som e estilo do Metallica.
Na verdade, como ele revela durante um recente papo publicado pela Loudersound, Corgan certa vez disse ao Pantera - que estava lamentando a nova direção dos metaleiros de San Francisco - para "calar a boca".
Felizmente para Corgan, que fez questão de elogiar também, a interação não terminou em uma briga. Em vez disso, o Pantera realmente o convidou para beber com eles.
"Deixe-me contar uma história, já que estamos falando de Pantera", ele começa. "Então, eles estavam tendo um grande momento, obviamente durante [os anos 90], e eu estava nos bastidores com eles um dia e um daqueles meados dos anos 90 - pode ter sido o Reload ou algo assim - Metallica tinha lançado [álbuns], e havia muita controvérsia sobre para onde o Metallica estava indo e o que aconteceu com o Metallica e se eles ainda eram metal e agora estão usando maquiagem ou o que quer que seja.
"E eles estavam apenas continuando e continuando sobre o Metallica. Não de uma maneira negativa, mais como confusos, tipo 'Eu amo o Metallica, mas não entendo e eles não são mais metal e o que está acontecendo?'.
Corgan continua: "E eu literalmente disse, e essa é uma história verdadeira, acho que nunca contei essa história em público. Eu levantei as mãos, e eu os conhecia o suficiente para que eles meio que me escutassem. Quer dizer, isso diz alguma coisa, e eu disse: 'Sabe de uma coisa? Calem a boca', e eles me olharam tipo, 'Você acabou de nos dizer para calar a boca?' Eu disse, 'Calem a boca'".
Falando sobre o que aconteceu em seguida, o vocalista acrescenta: "Ok, então o ambiente ficou em silêncio, e eu disse: 'Escutem, deixem o Metallica de lado por um segundo. Ok? Vocês, neste momento, são a melhor banda de metal do planeta, porra, ok? Calem a boca. Se preocupem com o Pantera. Apenas se preocupem em ser a maior banda de metal do planeta', e todos meio que se olharam como, e disseram: 'Ok, ele está nos elogiando', e então foi tipo, 'Ok, bebam esse veneno horrível, seus alternativos estranhos'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps