Oasis x Radiohead: Como surgiu a treta entre Noel Gallagher e Thom Yorke
Por André Garcia
Postado em 24 de julho de 2023
Nem só de treta com o Blur viveu o Oasis nos anos 90! As farpas dos irmãos Gallagher tiveram muitos outros alvos secundários, como o Radiohead — cujo vocalista já havia os detonado.
O Radiohead surgiu no começo dos anos 90 como uma das maiores promessas do rock alternativo britânico como uma tentativa de fazer frente ao grunge. Em meados da década, no entanto, acabaram eclipsados pelo britpop, com bandas como Blur e Oasis. A partir de 1997, por outro lado, a popularidade do britpop desabou enquanto a do Radiohead chegou ao auge.
No meio dessa história não faltaram farpas de ambos os lados. A Far Out Magazine publicou um apanhado de algumas das principais trocadas pelas bandas por meio de seus líderes.
Radiohead x Oasis
"Eles são uma piada, né?", disse Thom Yorke em 1995, no auge do Oasis. "É só grupo de gente de classe média aplaudindo um grupo de caras que agem como idiotas e faz músicas primitivas. Depois o pessoal ainda diz 'Ah, como isso é sincero!"
Durante uma apresentação na rádio CBC, Yorke fez uma versão debochada de "Wonderwall", quase uma paródia, e disse "É sempre bom tirar um sarro do Oasis".
Em 1997 o jogo virou: o Oasis entrou em baixa com o friamente recebido "Be Here Now", enquanto o Radiohead chegou a seu auge com "OK Computer". Elevando a Thom Yorke e companhia ao status de "o Pink Floyd de sua geração", rendeu uma turnê que foi registrada no documentário Meeting People is Easy (1998).
Oasis x Radiohead
Sobre o filme Noel Gallagher comentou:
"Eles ficam enfiados no fundo da limusine dizendo o quanto estão entediados de estar em uma banda. Se não estão gostando, se aposentem! Façam esse favor a todos nós. Ou se mudem para uma mansão em Oxford, para não termos que ouvir vocês se queixando de o quão sofridas suas vidas são."
Anos se passaram, e o Radiohead seguiu sendo um dos alvos preferidos de Noel Gallagher e sua língua afiada. Em 2015 ele disse:
"Eu sei que o Radiohead nunca recebeu uma única crítica negativa. Eu aposto que se Thom Yorke cagasse dentro de uma lâmpada e começasse a soprar como se fosse uma garrafa de cerveja vazia, receberia um 9 de 10 na p*rra da Mojo. Estou ciente disso."
O Thom Yorke dos anos 90 também odiava Jim Morrison
Em 1992, quando "Pablo Honey" ainda estava terminando de ser masterizado, Thom Yorke deu uma entrevista para o fanzine The Scene. Sobre a faixa "Anyone Can Play Guitar", ele disse que era "liricamente anti-ego rock":
"O segundo do verso diz 'Eu quero ser Jim Morrison', e eu tenho um desprezo patológico por ele e tudo que cerca ele. Simplesmente porque aquilo afetou e ainda tem afetado as pessoas nas bandas e o rock, fazendo as pessoas acharem que precisam ser uns babacas do c*ralho para seguir a tradição."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps