O dia que Nasi cometeu gafe em show do Ira! com Renato Russo e Paula Toller na plateia
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de julho de 2023
A banda Ira! marcou o rock dos anos 1980 no Brasil com hits como "Núcleo Base", "Mudança de Comportamento", "Tolices", "Envelheço na Cidade", "Dias de Luta", "Tarde Vazia", "O Girassol", "Eu Quero Sempre Mais" e "Flores em Você".
Ira! - Mais Novidades
Na época do lançamento do segundo LP, "Vivendo e Não Aprendendo", a banda fez um show inaugural na Praça do Relógio, no campus da USP em 11 de Outubro de 1986. Em entrevista ao Inteligência Ltda, o vocalista Nasi relembrou essa ocasião, que contou com gafes e presenças ilustres.
"No lançamento do show do álbum ‘Vivendo e Não Aprendendo’, acredito que tenha sido por volta de 1986. Lembro que o show tinha também a banda Vultos e o Violeta de Outono abriu o evento. Na plateia estava o Renato Russo e a Paula Toller. Foi uma ocasião muito importante para nós.
Normalmente, as bandas costumavam se apresentar em danceterias ou grandes casas de show, mas decidimos fazer algo diferente e aberto. Foi aí que contamos com o apoio de nossa empresária na época, Leninha Brandão, e também da Jovem Pan.
Porém, lembro-me de um ato falho meu naquela época. Foi uma questão de inocência e juventude, na verdade. Choveu muito na noite anterior ao show, o que causou muita preocupação. Porém, todos enfrentaram a situação, e mesmo com a chuva que continuou até a madrugada do dia do evento, o show aconteceu.
No dia do espetáculo, felizmente, não choveu. Lembro-me de estar presente e ajudar na montagem na madrugada anterior, sob a chuva. Mas tudo deu certo, exceto por um ato falho meu durante o final do show.
Acontece que na época, a Jovem Pan quase não tocava nossas músicas. O que gerou um momento um tanto constrangedor, pois, no fim do show, acabei agradecendo à rádio 97, que tocava nossas músicas, em vez da Jovem Pan, que estava apoiando o evento", disse.
Ira! e o rock nacional
O Ira! é uma daquelas bandas que conseguiu atravessar as décadas e ainda se manter relevante no cenário do rock nacional. Em entrevista a Igor Miranda, Nasi refletiu sobre essa cena e a importância da MTV.
"O mangue beat, todo o seu talento e a sua genialidade, não teria acontecido se não fosse a MTV Brasil. Não seria uma música que dominaria as rádios de pop/rock ou de qualquer outro gênero. O que tocava em rádio nos anos 1990? Sertanejo, lambada, pagode. Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990. A MTV deu esse gás não só para a geração de 1980, mas para a geração de 1990, também.
No Brasil se transformou num fenômeno porque o violão é o rei da música brasileira. Chorinho, samba, MPB, bossa nova. Então, o brasileiro, quando vê aqueles rock, como os do Ira!, sendo tocados em violão, fez com que (o 'Acústico MTV') virasse mainstream", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O solo de uma nota que Eddie Van Halen elegeu como um dos maiores; "um tapa na cara dos virtuoses"
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer

"Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990", diz Nasi
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show


