Para Sammy Hagar, Van Halen tentou "enterrar" no esquecimento sua era na banda
Por André Garcia
Postado em 03 de julho de 2023
Sammy Hagar não tem dúvidas de que o Van Halen, após se reunir com David Lee Roth, em 2007, tentou varrer para baixo do tapete os álbuns de sua era — apelidada Van Hagar.
Substituto de Roth no Van Halen, Hagar foi seu vocalista de 1985 a 1996 (com uma breve e catastrófica reunião em 2004). Sua passagem rendeu álbuns muito bem vendidos e diversos hits, mas com o passar do tempo aquele valioso catálogo pareceu ter sido negligenciado pela própria banda. Em entrevista de 2021 para a Ultimate Classic Rock, o Red Rocker disse não ter dúvidas de que aquilo foi intencional.
"Parece que desde que o Van Halen fez aquela reunião com [David Lee] Roth, eles tentaram enterrar a era Van Hagar. Eles não remasterizaram, não permitiram que fosse usado em filmes, não permitiram licenciamento para videogames e comerciais... Eles focaram tudo na era Roth, porque estavam fazendo aquela reunião. Entendo [isso]. [Só que aquele] é um material tão bom: todos os álbuns ficaram em primeiro lugar. Você sabe, 50 milhões de discos [vendidos]. Não importa o quanto eu me orgulhe do meu trabalho solo, não posso ignorar aquilo. Aquele foi o ponto mais alto da minha carreira. Mas não o exploro muito."
Apesar de anos sem receberem o tratamento adequado por parte do Van Halen, Sammy contou que aquelas músicas se mantiveram populares — como constatou ao tocá-las ao vivo:
"Toda vez que tocamos aquelas músicas, a plateia fica louca. Adicionamos 'Good Enough' no show, adicionamos 'Humans Being', do filme Twister. Recentemente, adicionamos algumas músicas mais desconhecidas e, cara, não importa qual música você toque [a galera curte]. Não são só os sucessos. Não é só com 'Why Can't This Be Love'. Você toca 'Humans Being', e a casa vem abaixo! O pessoal sabe a letra inteira! A gente ficava pensando 'Caramba, isso aqui é ouro!'. [Van Hagar] nunca vai morrer, não vamos deixar isso acontecer."
Wolfgang, o herdeiro de Eddie Van Halen, que vem trabalhando em relançamentos da fase Van Hagar, declarou recentemente que as pessoas não dão o devido valor a ela.
Uma forma que Sammy Hagar e Michael Anthony encontraram de manter viva a memória de seus dias de Van Halen foi usando as redes sociais. Eles criaram no Instagram o perfil Van Hagar Other Half, para compartilhar fotos e vídeos raros da época.
"Começamos com isso porque Mike dizia 'Caramba, eu achei uma fita antiga!'. Ele sempre aparecia com uma foto ou algo assim, e dizia 'Olha o que eu achei!' Começamos a cavar e encontramos uma mina de ouro."
Desde que saíram do Van Halen, Hagar e Anthony continuaram tocando juntos, tanto no Chickenfoot quanto no Full Circle. O Chickenfoot não costuma se reunir muito por conta da agenda cheia de Joe Satriani e Chad Smith. O Full Circle, com Jason Bonham na bateria e Vic Johnson na guitarra, mais ativo, lançou ano passado "Crazy Times" (2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps