Morre, aos 99 anos de idade, Carlos Gonzaga, pioneiro do rock'n'roll no Brasil
Por Bruce William
Postado em 26 de agosto de 2023
O cantor brasileiro Carlos Gonzaga faleceu aos 99 anos em um hospital na Itália. A informação foi confirmada pelo Facebook oficial do artista e pela prefeitura de sua cidade natal, Paraisópolis, em Minas Gerais, mas não foi divulgada a causa da morte.
Carlos Gonzaga, cujo nome verdadeiro era José Gonzaga Ferreira, mudou-se para São Paulo no final dos anos 1940. Cantor de música romântica e de baladas, em 1958 ele ganhou destaque nas rádios com uma versão em português da música "Diana" de Paul Anka. Isso o tornou um dos pioneiros do rock no país e o primeiro artista negro brasileiro a se envolver com o gênero.
Apesar de também atuar no cinema, Gonzaga perdeu visibilidade com o surgimento de uma nova geração de cantores ligados ao rock, especialmente durante a era da Jovem Guarda na segunda metade dos anos 1960. No entanto, ele continuou presente em programas de auditório durante as décadas de 1970 e 1980. E a música voltaria a fazer sucesso novamente ao ser incluída na trilha sonora da novela "Estúpido Cupido", exibida pela Rede Globo em 1977.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps