Como grosseria do chefe inspirou Marcelo Barbosa a criar sua própria escola de música
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2023
Marcelo Barbosa, renomado guitarrista da banda Angra, é um nome forte no universo do metal brasileiro. No entanto, sua jornada para o sucesso não foi isenta de desafios e momentos decisivos.
Angra - Mais Novidades
Um desses momentos cruciais foi a experiência que teve com a grosseria de seu patrão, que acabou por desencadear uma mudança radical em sua trajetória, levando-o a criar sua própria escola de música e a se tornar não apenas um virtuoso da guitarra, mas também um visionário educador musical. O assunto surgiu durante entrevista no Prática na Prática.
"Eu dava aula em uma escola de música e o braço da guitarra lá estava meio empenado e com cordas velhas, eu decidi falar com o dono do local. O cara era muito austero, correto e certinho, como nós latinos muitas vezes não somos. Todos tinham certo receio dele, sabe como é, mas não queria ser grosseiro. Eu disse a ele que estava tudo muito bem, mas tinha uma coisa que estava me incomodando.
A guitarra estava um pouco ruim, e as cordas enferrujavam com frequência. Ele me respondeu dizendo que as guitarras eram boas e as cordas também, e que se eu quisesse fazer do meu jeito, era problema meu, já que aquela era a escola dele. Ele disse que eu que criasse minha própria escola. Fiquei meio nervoso e escolhi cuidadosamente minhas palavras, porque eu era um rapaz de 19 anos. Não sabia o que fazer naquele momento, quase me escondi embaixo da mesa.
Mas o que ele disse ficou na minha cabeça. Pensei que, de certa forma, ele tinha razão. Se eu quisesse fazer as coisas do meu jeito, o que era melhor para mim, talvez fosse apenas uma questão de ser diferente, e não errado. Afinal, ele estava naquela escola há 10 anos, e eu não podia chegar lá e dizer o que ele deveria fazer. Entendi o ponto de vista dele, um garoto de 19 anos fazendo as coisas à sua maneira. Então, tomei a decisão de alugar minha própria sala e começar a dar aulas particulares, além das aulas regulares".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Os 11 álbuns de metal conceitual mais assustadores da história, segundo a Loudwire

Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura


