Como grosseria do chefe inspirou Marcelo Barbosa a criar sua própria escola de música
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2023
Marcelo Barbosa, renomado guitarrista da banda Angra, é um nome forte no universo do metal brasileiro. No entanto, sua jornada para o sucesso não foi isenta de desafios e momentos decisivos.
Angra - Mais Novidades
Um desses momentos cruciais foi a experiência que teve com a grosseria de seu patrão, que acabou por desencadear uma mudança radical em sua trajetória, levando-o a criar sua própria escola de música e a se tornar não apenas um virtuoso da guitarra, mas também um visionário educador musical. O assunto surgiu durante entrevista no Prática na Prática.
"Eu dava aula em uma escola de música e o braço da guitarra lá estava meio empenado e com cordas velhas, eu decidi falar com o dono do local. O cara era muito austero, correto e certinho, como nós latinos muitas vezes não somos. Todos tinham certo receio dele, sabe como é, mas não queria ser grosseiro. Eu disse a ele que estava tudo muito bem, mas tinha uma coisa que estava me incomodando.
A guitarra estava um pouco ruim, e as cordas enferrujavam com frequência. Ele me respondeu dizendo que as guitarras eram boas e as cordas também, e que se eu quisesse fazer do meu jeito, era problema meu, já que aquela era a escola dele. Ele disse que eu que criasse minha própria escola. Fiquei meio nervoso e escolhi cuidadosamente minhas palavras, porque eu era um rapaz de 19 anos. Não sabia o que fazer naquele momento, quase me escondi embaixo da mesa.
Mas o que ele disse ficou na minha cabeça. Pensei que, de certa forma, ele tinha razão. Se eu quisesse fazer as coisas do meu jeito, o que era melhor para mim, talvez fosse apenas uma questão de ser diferente, e não errado. Afinal, ele estava naquela escola há 10 anos, e eu não podia chegar lá e dizer o que ele deveria fazer. Entendi o ponto de vista dele, um garoto de 19 anos fazendo as coisas à sua maneira. Então, tomei a decisão de alugar minha própria sala e começar a dar aulas particulares, além das aulas regulares".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Aposentadoria do Aerosmith está próxima de ser revogada, revela Joe Perry
Cantora do Shamangra faz importante denúncia do preconceito contra mulheres no metal
Angine de Poitrine: tudo o que se sabe sobre o novo fenômeno do rock que tomou a internet
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Richard Fortus revive meme de 35 anos do Guns N' Roses com camiseta sobre Izzy Stradlin
A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
O clássico do Angra gravado por Andre Matos que é difícil de cantar, segundo Edu Falaschi
O dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark


